Geral

Notícia publicada sexta-feira 20 outubro 2017

Cooperativa Witmarsum sedia encontros de Núcleos de 2017

Gostou, compartilhe

Com a participação de representantes de cooperativas de diversos segmentos da regional Centro Sul da Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), aconteceu na segunda-feira (16), em Witmarsum, o início da segunda etapa dos Encontros de Núcleos Cooperativos de 2017. O encontro foi realizado na Casa do Criador e contou com a participação do presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, além de outros diretores, como Luiz Roberto Baggio (coordenador do Núcleo Centro Sul) e Franz Borg. O presidente da Cooperativa Witmarsum, Artur Sawatsky, fez a apresentação da empresa na abertura do evento.

O presidente da Ocepar José Roberto Ricken, ressaltou o Plano Paraná Cooperativo 100 (PRC100), elaborado a partir de discussões em encontros de núcleos e aprovado na Assembleia Geral Ordinária da entidade em 2015, envolvendo mais de 1 mil cooperativas. Ele observou que os avanços ao longo dos últimos dois anos e seis meses somente foram possíveis devido ao planejamento. Ele comentou de forma rápida os 13 projetos que o PRC100 contempla, dizendo, em nome da Ocepar, que “temos consciência que podemos fazer melhor”.

Projetos

Os superintendentes da Ocepar, Robson Mafioletti, e do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, fizeram uma apresentação analítica sobre o andamento dos 13 projetos do PRC100.

Na sequência do encontro, foi apresentada pesquisa de opinião contratada pelo Sistema Ocepar, com o objetivo de levantar a imagem e o posicionamento do cooperativismo e de suas marcas.

Com a participação de todos, foi realizada uma dinâmica de grupo, com o tema “Construindo o futuro juntos”, Nesta atividade, foram apresentadas ideias para que a Ocepar coloque-as em debate na próxima reunião da diretoria, programada para acontecer no dia 13 de novembro.

Deputado

A presença no encontro do deputado federal Osmar Serraglio (PMDB) serviu para o pedido da Ocepar ao parlamentar para que defenda os interesses do cooperativismo paranaense em Brasília, junto ao governo federal. Um dos pontos tratados foi a Medida Provisória (MP) 793/2017, que institui o parcelamento das dívidas dos produtores rurais com o Funrural, sobre a qual a Ocepar já se posicionou contrária, e outro foi a proposta do governo pela elevação da alíquota do PIS/Cofins, que impacta diretamente na atividade produtiva e, por isso, igualmente tem posição contrária da Ocepar.