Geral

Notícia publicada sábado 18 março 2017

Copel alerta para cuidados com a rede elétrica na área rural

Gostou, compartilhe

Neste período de colheita no campo, com previsão de safra recorde de grãos no Paraná, a Copel faz um alerta aos produtores rurais sobre os cuidados com a rede elétrica em áreas de cultivo. As dimensões do maquinário utilizado na colheita aumentam o risco de um contato acidental com os fios de energia, o que pode resultar em acidentes graves.

As atividades agropecuárias concentram boa parte dos acidentes com choque elétrico comunicados à Copel, atrás apenas da construção civil. Em 2016, houve situações ligadas à operação de maquinário alto, colheita de fruta, poda de árvore, cerca elétrica e envolvendo o cabo de aço que auxilia na sustentação dos postes, por exemplo.
Análise

De acordo com o gerente de Segurança no Trabalho da Copel, João Alberto Kucek Junior, é imprescindível que o trabalhador mantenha sua atenção não apenas na atividade que está realizando, mas também nos riscos do ambiente. “O ideal é que, antes de desempenhar qualquer atividade, a pessoa analise quais são as situações que podem trazer algum tipo de risco”, explica.
Equipamentos

Colheitadeiras e outras máquinas de grande porte jamais devem ser estacionadas sob os fios da rede elétrica, por exemplo. No caso dos pulverizadores, as hastes devem ser abaixadas ao passar sob a rede.

Outra atitude importante é desviar o trator e outros veículos dos fios de aço que sustentam os postes, chamados de “estais”. Quando estes cabos metálicos arrebentam, o poste pode ceder, deixando os cabos elétricos abaixo da altura regular. Quando o estai é removido propositalmente, ainda existe o risco de o fio tocar na parte energizada no alto do poste, provocando um choque elétrico.
Cercas

Quanto às cercas presentes na propriedade, a recomendação é seccioná-la e aterrá-la em toda a sua extensão. Para cercas eletrificadas, é essencial que o equipamento utilizado seja próprio para esta finalidade, e que elas sejam sinalizadas a cada cem metros de distância. A instalação de antenas e a poda de árvore são situações que também exigem cuidado; caso haja rede elétrica próxima do local de realização do serviço, a Copel deve ser chamada.
Por fim, é importante lembrar que, caso o veículo venha a encostar na rede elétrica, o motorista jamais deve tentar sair do maquinário, evitando assim um possível choque elétrico. Neste caso, deve-se chamar a Copel, que desligará o fornecimento antes de resgatar o condutor.
Safra Recorde

Segundo as estatísticas do IBGE, a estimativa para a safra nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas para 2017 é 21,8% superior à obtida em 2016. No Paraná, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento prevê um aumento de 16% na safra de grãos no verão, incluindo o volume inédito de 19 milhões de toneladas de soja colhidos no Estado.

Em toda a sua área de concessão, a Copel atende cerca de 370 mil propriedades e domicílios rurais. O contato com a empresa pode ser feito pelo telefone gratuito 0800 51 00 116, pelo site www.copel.com ou ainda pelo aplicativo Copel Mobile.

Fotos: Divulgação Copel