Economia

Notícia publicada terça-feira 23 fevereiro 2016

Correios estão prestes a entrar no ramo da telefonia móvel

Gostou, compartilhe

A Empresa Brasileira de Correios e Telegráfos, ou simplesmente Correios, deixará de ser sinônimo de envio e recebimento de cartas. A empresa está prestes a entrar para o ramo da telefonia móvel. No dia 17 de março, operadoras de telecomunicações devem enviar propostas de parceria para que os Correios se tornem uma operadora virtual.

Para o acordo futuro, já está definido que os Correios poderão vender chips e planos para celulares em todo o país. Com a parceria, a empresa não precisará investir em infraestrutura de rede.

A expansão dos segmentos em que atua permitirá aos Correios criar uma nova fonte de receita. Com isso, a companhia poderá cobrir o prejuízo que fechou o ano passado, com um rombo de R$ 900 milhões nas contas. Colocada em prática, a expectativa é que o novo negócio gere R$ 250 milhões em receita após os cinco primeiros anos de operação. O novo negócio está previsto para começar no final deste ano.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou regras que operadoras virtuais começassem a funcionar no Brasil em 2011. No mesmo ano, o Congresso Nacional sancionou lei que possibilitava aos Correios ampliarem a atuação.

No ano passado, com objetivo de sair do vermelho com novas fontes de receita, e empresa começou a flertar com a telefonia móvel. “O negócio de correspondências diminui a cada momento”, disse o presidente dos Correios, Giovanni Correa Queiroz. “Precisamos ampliar nosso leque de serviços ao cidadão ou vamos desaparecer.”

Público alvo 

Os Correios irão se centrar, com o novo serviço, no atendimento dos brasileiros das classes C,D e E. A estratégia para atrair o público será o atendimento presencial, que será realizado em todas as agências espalhadas pelo país. A empresa alega que, dessa forma, irá atrair quem está insatisfeito com o atendimento atual das operadoras. O serviço presencial oferecido focará no público de renda mais baixo, que, segundo o órgão, prefere ser atendido dessa forma do que ligar para call center.