Geral

Notícia publicada terça-feira 07 fevereiro 2017

Departamento de Saúde de Porto Amazonas orienta sobre a Hanseníase

Gostou, compartilhe

Com o intuito de conscientizar a população para a prevenção e o tratamento correto da doença, o Ministério da Saúde lançou a campanha “Janeiro Roxo”, com ações educativas em todo território brasileiro.

Durante muitos anos, o preconceito e a desinformação colocaram pessoas que contraíam a doença (antigamente chamada de lepra) à margem da sociedade.

O Departamento Municipal de Saúde de Porto Amazonas realizou durante o mês de janeiro várias atividades de orientação e conscientização sobre a doença. As agentes comunitárias da saúde realizaram palestras na sala de espera da Unidade de Saúde, a distribuição de panfletos informativos na praça central e também palestra para os cooperados da Coocarpa - Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Porto Amazonas.

Doença

A Hanseníase é uma doença infecciosa que causa danos severos a nervos e à pele. A doença é contagiosa e demora de dois a cinco anos para os primeiros sintomas aparecerem. O portador da doença apresenta sinais e sintomas dermatológicos e neurológicos que facilitam o diagnóstico. Pode atingir crianças, adultos e idosos de todas as classes sociais, desde que tenham um contato intenso e prolongado com bacilo.

Os sinais e sintomas mais comuns são: Manchas avermelhadas ou esbranquiçadas, com perda de sensibilidade (dormência) nas manchas; Nódulos e pápulas (é uma irritação na pele que pode alterar a sua cor, textura, ou gerar erupções cutâneas), dor nos nervos de pernas e braços, edema, podem surgir com o progredir da doença.