Geral

Notícia publicada domingo 27 novembro 2016

Dezembro Laranja antecipa exames grátis contra câncer de pele

Gostou, compartilhe

O Dezembro Laranja é o mês de combate ao câncer da pele, e visa disseminar o maior volume possível de informações sobre acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, contribuindo para a redução dos casos da doença.

E neste sábado (26) é dia de realizar gratuitamente exames preventivos contra o câncer de pele. A ação, denominada “Dia C”, acontece das 9 às 15 horas, em 129 postos de saúde de 25 Estados brasileiros. No Paraná, os atendimentos acontecem nas cidades de Foz do Iguaçu, Toledo, Cascavel, Curitiba, Maringá, Paranavaí, Londrina e Apucarana
Mobilização
Ela vai mobilizar cerca de 3 mil dermatologistas, que irão realizar, gratuitamente, exames preventivos e encaminhar as pessoas com lesões suspeitas para tratamento. A previsão é que mais de 30 mil pessoas sejam assistidas durante a mobilização.
“O Dia C é um dia de voluntariado no qual queremos mostrar que a identificação precoce do câncer na pele evita danos ou mutilações mais profundas. É importante, também, reforçar a importância de usar o protetor solar durante todos os dias do ano, independentemente da estação. A atitude preventiva ao câncer da pele deve ser diária, uma atitude de responsabilidade”, afirma o dermatologista Emerson Lima, coordenador da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Não se esqueça: o câncer da pele pode ser evitado com medidas simples de proteção solar. A doença se manifesta na forma de pinta, mancha ou ferida e corresponde a 30 % de todos os tumores malignos.

Para saber os locais de atendimento em sua cidade, basta acessar o site da campanha #controleosol.

Hospital de Clínicas da UFPR
O HC também participa da campanha de combate ao câncer da pele. No hospital, os dermatologistas e residentes estarão, no Ambulatório de Dermatologia do Anexo B (Prédio dos Ambulatórios), fazendo uma triagem de pacientes com suspeita de câncer de pele das 07h30 às 16 horas. Qualquer cidadão, mesmo que não possua cadastro no Hospital, pode ser atendido. As avaliações não ocupam tempo da população, pois o câncer da pele é uma doença aparente. Ou seja, seus sintomas são de fácil identificação.