Educação

Notícia publicada sexta-feira 04 dezembro 2015

Eleição define diretores de 14 colégios e escolas estaduais de Palmeira

Gostou, compartilhe

As 14 escolas e colégios estaduais de Palmeira definiram seus diretores para os próximos quatro anos. Os nomes foram conhecidos após as eleições realizadas na última quinta-feira (3), que contou com a votação de professores, funcionários, estudantes com mais de 16 anos e pais de alunos que ainda não têm idade para votar.

O Colégio Dom Alberto Gonçalves, maior estabelecimento de ensino do município e que conta com cerca de 1.200 alunos, elegeu Livingston Garcia para o cargo, tendo Liziane Ripka como vice-diretora.

O Colégio Agrícola Getúlio Vargas elegeu Rogério Schnell para diretor geral, Vanessa Mezomo como diretora pedagógica e Luiz Antonio Zanetti como e diretor da Unidade Didático Produtiva (UDP). Rubiane Rigoni foi eleita no Colégio David Carneiro, Elizete Hornes no Colégio São Judas Tadeu e José Carlos Winkler no Colégio Amadeu Mario Margraf.

Na área rural do município, na Escola Bom Jesus do Monte, em Vieiras, a eleita foi Isis Bork. A direção da Escola Flavio Santos, em Faxinal dos Quartins, ficou com Rosebel Piaceni, enquanto Peterson Lessnau Vianna dirigirá o Colégio Fritz Kliewer, em Witmarsum.

Soeli Mariana da Conceição Bach será a diretora da Escola de Guarauninha, Deise Delfrate do Colégio Henrique Stadler, em Queimadas, Ana Trauchinski, da Escola Leonardo Salata, em Colônia Maciel, Ivonete Swiech, do Colégio Pinheiral de Baixo, e Luciane Schulli da Escola de Quero-Quero.

A Escola João Sidorko, da localidade de Santa Bárbara, não teve candidato inscrito para concorrer na eleição. Flaviane Delfrate permanecerá no cargo até 15 de abril de 2016, quando a Secretaria de Estado da Educação (SEED) fará consulta e indicação.

Ao todo 2,1 mil escolas estaduais de todo o Paraná realizaram eleições na quinta-feira (3). Esta foi a primeira vez que a participação da comunidade escolar foi direta e o voto não foi paritário, mas universal, com o mesmo peso para professores, funcionários, estudantes com mais de 16 anos e pais de alunos que ainda não têm idade para votar.

Puderam se inscrever servidores que pertençam ao Quadro Próprio do Magistério, ao Quadro Único de Pessoal, ao Quadro de Funcionários da Educação Básica ou ao Quadro Próprio do Poder Executivo. O mandato é de quatro anos e o diretor terá o trabalho avaliado pela comunidade, com metas para cumprir. Após dois anos, o Conselho Escolar, formado por alunos, pais, professores e funcionários, fará uma avaliação do cumprimento das metas e da prestação de contas.