Geral

Notícia publicada segunda-feira 29 junho 2015

Empreendedorismo será levado para as salas de aula de Palmeira

Gostou, compartilhe

 O Sebrae/PR e Prefeitura de Palmeira assinam nesta terça-feira (30), às 13h30, convênio para a implantação do Programa Educação Empreendedora no município. O incentivo à cultura empreendedora ocorrerá por meio da orientação de educadores que trabalham com alunos de 1ª a 5ª série do Ensino Fundamental.

A consultora do Sebrae/PR, Márcia Beatriz da Silva, explica que toda a metodologia que será aplicada nas salas de aula será repassada aos educadores indicados pela Prefeitura de Palmeira. Inicialmente, ela acredita que aproximadamente 3,5 mil alunos participarão de exercícios de fixação, que incluem dinâmicas de grupo, leitura e interpretação de textos, discussões e debates, estudos de caso, pesquisas e simulações, conforme a série dos estudantes.

A ideia, no entanto, é ampliar o Programa Educação Empreendedora do Sebrae/PR para as demais escolas municipais de Palmeira. Ainda segundo Márcia Beatriz, a qualificação dos educadores e todo o material necessário para a implantação do Programa é fornecido gratuitamente pelo Sebrae/PR.

Para a coordenadora do Programa Cidade Empreendedora de Palmeira, Keitry Kellen Swiech Gabardo, a educação empreendedora nas salas de aula vai ajudar os alunos a tornarem-se adultos melhores. “Acredito que o caminho é trabalhar a cultura empreendedora com os pequenos. Certamente serão adultos melhores, seja no próprio negócio ou em outras empresas”, pontua Keitry.

Além de Palmeira, o Sebrae/PR está implantando o Programa em outros municípios do Estado, principalmente naqueles que já integram o Programa Cidade Empreendedora. “Acreditamos que as crianças, nos primeiros anos da escola, conseguem absorver os conceitos e questões referentes ao empreendedorismo. Além disso, as elas acabam envolvendo os pais e a comunidade no assunto, gerando resultados positivos”, diz Márcia Beatriz, ao frisar que o objetivo é gerar mais autonomia na criança e no jovem para que eles sejam protagonistas de suas próprias vidas, o também chamado de protagonismo juvenil.

Proposta

O Educação Empreendedora do Sebrae foi elaborado não com o propósito de “uniformizar saberes” ou mesmo buscando a “reprodução em série” e estática de um conteúdo tão rico. A intenção é propor uma abordagem leve, interativa que, ao informar, também estimule, concomitantemente à reflexão, a ressignificação e a aplicação prática dos aprendizados construídos.

Diante disso, os cursos do Programa foram desenvolvidos de acordo com princípios pedagógicos que levem os participantes a entender que empreender significa alcançar seus objetivos e realizar seus projetos de vida. As propostas desenvolvidas procuram contemplar o contexto e as especificidades de cada faixa etária.