Geral

Notícia publicada segunda-feira 10 outubro 2016

Encerram inscrições de Palestra de Empreendedorismo Rural

Gostou, compartilhe

Encerram-se hoje, as inscrições para pessoas que queiram participar da palestra técnica sobre Empreendedorismo Rural em Pinhais. Interessados devem entrar em contato com Vera Mayer Coordenadora de Turismo de Palmeira (9800-5772) ou pelo e-mail oliveiramayer@yahoo.com.br.

Nos dias 1º e 2 de dezembro acontece a palestra técnica sobre Empreendedorismo Rural em Pinhais, no ExpoTrade Pinhais. A coordenadoria de Turismo de Palmeira recebeu o convite do Sindicato Rural de Ponta Grossa, Senar, Sebrae e Faep para participar dessa palestra.

A intenção é divulgar o concurso do “Programa Empreendedor Rural” e show de apresentação dos ganhadores do ano de 2016. Ainda a oportunidade de conhecer outros empreendimentos do Paraná e trocar experiências.

Para os participantes, não haverá custos, o deslocamento (ônibus), o hotel (em Curitiba), o almoço, e lanche na sexta-feira (Expo Trade Pinhais) são custeados e também receberão um Kit com: um boné do evento, uma camiseta com gola pólo. Um ônibus sairá também de Palmeira, em horário a ser combinado com os que aderirem.

O Programa

O Programa Empreendedor Rural foi desenvolvido pelo SENAR PR em parceria com o SEBRAE PR, no ano de 2003 e desde então vem sendo executado no Estado. O objetivo principal do programa é oportunizar ao participante ter uma visão mais clara de seu papel na sociedade brasileira, para que ele possa melhorar a sua qualidade de vida e de sua família. O participante necessita compreender as inter-relações entre sua atividade e os demais setores da economia e o que a sociedade espera dele. O programa possui 5 (cinco) fases – diagnóstico, planejamento estratégico, estudo de mercado, engenharia de projetos e avaliações e, em cada uma destas fases, são tratados módulos encadeados de forma a dar suporte teórico e prático aos produtores. Ao todo são 15 (quinze) módulos específicos e direcionados a cada fase do projeto, abordando áreas de conhecimento técnico e de desenvolvimento humano. Ao longo do Programa serão transferidos aos empreendedores rurais, conceitos que abrangem a área técnica necessária à elaboração do projeto, além de trabalhar o lado pessoal, interpessoal, social e humano dos participantes. Auto-estima, cidadania, liderança, competências pessoais e grupais, habilidades sociais, formas de comercialização, custos de produção, planejamento estratégico, noções de legislação trabalhista, ambiental, sucessão familiar, fluxos de caixa e outros conceitos. Todos esses temas, trabalhados juntos, permitem que o produtor e/ou trabalhador possa desenvolver atividades inovadoras nas suas propriedades, conhecendo os riscos a que estão sujeitos e quais as melhores formas para se obter sucesso e ser uma pessoa melhor. Pré-requisitos: Ensino fundamental Idade mínima de 18 anos Público-alvo: O público do Programa Empreendedor Rural são pessoas ligadas ao meio rural – proprietários ou arrendatários de terras, parceiros, suas famílias, trabalhadores rurais, prestadores de serviço para o meio rural e outras pessoas cujas atividades econômicas mantêm vínculo com o setor rural.