Geral

Notícia publicada segunda-feira 05 dezembro 2016

Epidemiologia realiza acompanhamento de 20 pessoas com HIV

Gostou, compartilhe

A semana Internacional de Luta contra a Aids é momento de refletir e intensificar a prevenção da doença. A Vigilância Epidemiológica do Município de Palmeira realiza o acompanhamento de 20 pessoas portadoras do vírus da imunodeficiência humana (HIV).

De acordo com enfermeiro da vigilância epidemiológica, Jean Carlo das Almas, em 2016 foram identificados dois novos casos de Aids na cidade. “É importante que as pessoas saibam que o HIV está presente em Palmeira, que não é algo distante. O teste é rápido e o tratamento é gratuito pelo sistema de saúde”, completou.

Teste

Para realizar o teste basta fazer o agendamento em uma unidade de saúde, pode ser por telefone ou no local. O resultado é rápido e fica disponível em até 30 minutos, de forma sigilosa – somente o paciente saberá o resultado.

Na área urbana o exame rápido está disponível nas unidades de saúde da Vila Rosa, Santa Rosa, Amin Bacila, Rocio 1, Colônia Francesa, Jardim Cristine, Centro de Saúde e Vigilância Epidemiológica. Na área rural o exame pode ser feito nas unidades de Witmarsum, Quero-Quero, Vilinha, Vieiras, Guarauninha, Pinheiral de Baixo, Santa Bárbara e Faxinal dos Quartins.

A principal forma de prevenção da Aids é usar a camisinha em todas as relações sexuais. O preservativo – masculino ou feminino – pode ser comprado em supermercados, farmácias e drogarias, mas também é distribuído gratuitamente nos postos de saúde e nas campanhas de prevenção da Aids.