Destaques

Notícia publicada terça-feira 30 setembro 2014

Escola Imaculada Conceição tem melhor Ideb do município e convive com deficiências

Gostou, compartilhe

Apesar de apresentar o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) entre as 15 escolas da rede municipal de educação, que oferta ensino de 1º ao 5º ano, a Escola Municipal Imaculada Conceição, uma das mais tradicionais da cidade, convive com situações crônicas, causadas pelas deficiências em sua infraestrutura. A realidade está presente em um prédio antigo, inaugurado em 1906, com espaços inadequados e repletos de problemas, com adaptações das mais diversas.

O Ideb 6,2, atingido em 2013, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), confere qualidade no ensino, mas não reflete o quadro de deficiências estruturais físicas. O próprio resultado do Ideb pode ser um indicativo disto, visto que o índice obtido em 2013 era a meta de 2011. Mesmo assim, ainda é a escola municipal cujos alunos apresentaram o melhor desempenho na Prova Brasil, instrumento de avaliação que serve para o estabelecimento do Ideb, além de outros critérios avaliados pelo Inep.

Fundada em 1922, a Escola tem 92 anos de atividades em Palmeira, tendo funcionado em locais distintos durante este tempo, sempre no centro da cidade. Hoje, com 220 alunos em dez turmas, nos períodos da manhã e tarde, tem na dedicação de professores e funcionários, no esforço dos alunos e na participação dos pais, seu maior patrimônio, segundo a diretora, professora Renata Cherobim. “Nossa escola mantém um desempenho regular desde a primeira avaliação, realizada em 2005”, afirma a diretora.

A Escola funciona no histórico prédio aos fundos da Igreja Matriz, na rua Cel. Pedro Ferreira e tem um anexo com salas de aula e outras dependências. Não conta com quadra esportiva nem mesmo uma área coberta onde os alunos possam permanecer ao abrigo da chuva ou mesmo do sol. “Estamos buscando uma solução para isso, pretendemos construir uma área coberta”, informa Renata, com o que conta com a colaboração da Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF), na arrecadação de recursos para concretizar o projeto.

Preparação

Um dos desafios enfrentados pela equipe da Escola é a preparação dos alunos para a Prova Brasil de 2015. No ano que vem, o Inep avalia novamente os estabelecimentos e o objetivo é atingir a meta estabelecida, de 6,6. Para a diretora, o material do Sistema Aprende Brasil, da Editora Positivo, adotado na rede municipal de ensino desde o início deste ano, pode ser decisivo para que isto aconteça.

Renata argumenta que as metas estabelecidas pelo Inep para a Escola são mais altas, na comparação com as das demais, porque na primeira avaliação, em 2005, o índice obtido foi 5,4, o mais alto entre todos. A partir daquele índice foram estabelecidas as metas para cada escola até o ano 2021, quando a Escola Imaculada Conceição deve atingir o índice 7,2.

 

Escola Municipal Imaculada Conceição