Geral

Notícia publicada terça-feira 01 dezembro 2015

Escolas estaduais elegem seus diretores nesta quinta-feira

Gostou, compartilhe

As 2,1 mil escolas estaduais de todo o Paraná irão escolher nesta quinta-feira (3), de forma democrática, os seus diretores para os próximos quatro anos. A eleição, que contará com a participação da comunidade escolar, será direta e o voto não mais paritário, mas universal, com o mesmo peso para professores, funcionários, estudantes com mais de 16 anos e pais de alunos que ainda não têm idade para votar. O processo é coordenado pela Secretaria de Estado da Educação.

“É um momento muito importante na vida de toda a comunidade escolar”, afirmou a secretária da Educação, professora Ana Seres. “Nossos diretores têm um papel essencial no processo de gestão, que reflete na qualidade da educação que ofertamos em nossas escolas. E nada mais justo que garantir a toda comunidade escolar a participação democrática na indicação do diretor.”

Puderam se inscrever servidores que pertençam ao Quadro Próprio do Magistério, ao Quadro Único de Pessoal, ao Quadro de Funcionários da Educação Básica ou ao Quadro Próprio do Poder Executivo.

O mandato é de quatro anos e o diretor terá o trabalho avaliado pela comunidade, com metas para cumprir. Após dois anos, o Conselho Escolar, formado por alunos, pais, professores e funcionários, fará uma avaliação do cumprimento das metas e da prestação de contas.

Requisitos

Para se candidatar, foi preciso ter curso superior com licenciatura e compor o quadro da escola desde o início do ano letivo da consulta. O candidato também teve que apresentar um plano de ação compatível com o projeto político pedagógico da escola e com as políticas educacionais da Secretaria de Estado da Educação, previstas no programa META – Minha Escola Tem Ação. Os atuais diretores também puderam ser candidatos à reeleição.

Outro requisito necessário é que os candidatos participem de curso de gestão escolar específico em formação continuada, oferecido pela Secretaria de Estado da Educação, ou em parceria com outras instituições formadoras, ou ainda do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), na linha de estudo de Gestão Escolar, ou de Curso de Pós-Graduação, lato ou strictu sensu, com ênfase em gestão escolar, comprovado mediante diploma reconhecido pelo Ministério da Educação.