Geral

Notícia publicada quinta-feira 04 novembro 2021

Escritor Rafael Mehret lança o livro Caminhos para a Colônia Cecília

Gostou, compartilhe

O escritor ponta-grossense Rafael de Castro Mehret, está apresentando publicamente seu livro. Segundo Rafael, “o livro é fruto de uma extensa pesquisa sobre a Colônia Cecília, que teve início ainda na graduação em história pela UEPG nos idos de 2007/2008, e me acompanha desde então”. Desde aquela época, a história que envolvia a cidade de Palmeira e cruzava-se com algo tão peculiar que desperta ainda muita curiosidade, me encantou e me fez dedicar anos de pesquisa acerca do assunto, disse Rafael.

Segundo conta, ao iniciar o mestrado, no ano de 2016, pela UEPG, a pesquisa aprofunda-se mantendo o mesmo objeto de interesse como tema central. Utilizando o acervo da Gazeta de Palmeira, busquei reconstruir um pouco da trajetória da Colônia Cecília em sua herança para a cidade, estado e o país.

Essa herança, são os frutos que a Colônia deixou, os quais se materializaram, principalmente, na Praça Anarquista ou mesmo “Memorial Anarquista”, previsto na Constituição Estadual desde 1989 e finalizado apenas cerca de vinte e cinco anos depois,  e na Lei Municipal nº 2737, de 2008 a qual prevê a necessidade da realização de eventos comemorativos acerca da história e da memória da Colônia Cecília, enfatizando a necessidade de atividades “cultural, educacional e turística”, ou seja, atrelando três fatores importantes para constituir de forma concisa os eventos. Ainda em seu segundo artigo, no parágrafo único, determina a inclusão no Calendário Escolar de Palmeira eventos educativos, dando ênfase à importância da fundação da Colônia Cecília, o que complementaria um trabalho de fundamental relevância para o conhecimento e difusão entre os estudantes de parte significativa e singular de sua história, comenta.

Tudo isso é abordado no livro, que além desses fatores, traz um amplo debate sobre a história da cidade de Palmeira, contando com uma variedade de fontes históricas (matérias de jornal, fotografias, citações de comércios locais entre outras), além de textos e atividades a serem trabalhadas em todos os segmentos da educação, desde os anos iniciais do Fundamental até o Ensino Médio.

A capa do livro foi feita pela arquiteta e artista Isabella Hofman, que retratou, de uma forma incrível, a vista “de cima” da praça anarquista, com uma riqueza de detalhes, e a edição e publicação pela Editora Dialética, agora em outubro de 2021. O livro será lançado oficialmente em data a confirmar na Palmeira, mas já pode ser adquirido pelo site da editora ou pelo telefone (42) 9.9901-2822 com Rafael.

Fotos: Divulgação