Destaques

Notícia publicada terça-feira 24 maio 2016

Especialista visita Palmeira e analisa turismo rural do município

Gostou, compartilhe

A especialista na área de desenvolvimento regional sustentável e turismo rural, com foco no impacto ambiental, Andréia Roque, visitou Palmeira no último sábado (21), com o intuito de analisar o turismo na região e viabilizar parcerias para que haja a fomentação do turismo nos municípios. Andréia também é presidente do Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural (Idestur) e representante na Organização Mundial de Turismo (OMT).

Durante a visita, a especialista conheceu duas propriedades em Palmeira: o Restaurante Bauernhaus, de Heinz Ewert, em Witmarsum, e a Pousada Rancho da Guaiaca, dos proprietários Marcia Murara Nauiack e Luiz Nauiack, localizado no Faxinal dos Silva.

Andréia percorre os municípios dos Campos Gerais analisando propostas do novo turismo rural, buscando iniciativas de desenvolvimento na área. Ela também realizou palestra com o tema ‘mercado do turismo rural – tendências e oportunidades’, na terça-feira (24), em Ponta Grossa, durante o Seminário de Turismo Rural dos Campos Gerais.

Segundo Karen Kobilarz, gerente da Adetur Campos Gerais, que acompanhou a visita, a busca por parcerias e aperfeiçoamento no segmento precisa ser trabalhada ainda mais. “Prefeituras e meios privados já estão trabalhando para a expansão do turismo rural da região, mas queremos, em médio prazo, transformar o Paraná em referência no serviço, atendendo a grande demanda do meio”, relatou.

Potencial

Andréia se deparou com duas formas distintas de turismo na região. Heins utiliza da prática pedagógica com uma mini fazenda para fomentar as visitas em sua propriedade, enquanto Márcia e Luiz apostam na boa gastronomia e tranquilidade de uma pousada encontrada no campo. “O que encontramos aqui são nichos de mercado que deram certo, um olhar diferenciado e atento naquilo que o público sente necessidade e vai buscar por conta da qualidade e diferencial”, ressaltou a especialista.

Para Francine Albuquerque, secretária de Industria, Comércio e Turismo, Palmeira possui grande potencial na área, mas que nem sempre é valorizado e conhecido. “Nós mesmos, como palmeirenses, deixamos de lado nossas atrações turísticas. Viajamos para fora e muitas vezes nem conhecemos o que temos aqui no nosso município”, disse a secretária.