Destaques

Notícia publicada terça-feira 23 junho 2015

Estudantes participam de projeto sobre a importância da nota fiscal

Gostou, compartilhe

Alunos da 5ª série da Escola Municipal Nossa Senhora do Rocio, da professora Joelma Aparecida Bach Poncheki, tiveram aulas para aprender sobre a importância do pagamento de tributos e impostos. O tema trabalhado com os alunos faz parte do projeto “União faz a Vida”, parceria da Prefeitura de Palmeira com a Fundação Sicredi.

Durante as aulas a professora explica aos alunos todos os benefícios revertidos à população com o pagamento dos tributos, incentivando os estudantes a pedirem notas ficais nos atos de compra. “Muitos deles não tinham a consciência de que a nota fiscal é a garantia do pagamento dos impostos por parte dos comerciantes. Os alunos acreditavam que a nota só servia para efetuar trocas posteriores de mercadorias”, explicou Joelma.

O tema é abordado em diferentes disciplinas. Nas aulas de história a professora fala sobre a origem dos impostos, em geografia sobre a competência de cada esfera governamental na arrecadação e em matemática os alunos fazem cálculos de porcentagem e a aplicação financeira dos valores arrecadados.

Na tarde de segunda-feira (22) os alunos participaram de uma roda de conversa com a diretora do Departamento de Arrecadação Municipal, Ketry Kellen Swiech Gabardo. Durante o encontro os estudantes foram orientados sobre os diferentes tributos e as competências do município, Estado e União na arrecadação e distribuição do dinheiro.

A turma também passou em várias lojas pela rua Conceição, principal ponto varejista da cidade, coletando dados entre os comerciantes quanto a frequência dos pedidos de notas fiscais por parte do consumidor. “Eles puderam constatar que grande parte dos produtos vendidos não são declarados e que o imposto, que poderia ser revertido em benefícios para os cidadãos, acaba não cumprindo com a finalidade”, acrescentou a professora.

Para Esdras Henrique Alves, aluno participante do projeto, a consciência sobre a importância de pedir a nota já foi despertada, porém, nem sempre é praticada. “Quando compro pirulitos e balas acabo não pedindo nota fiscal. Mas acredito que o consumidor deve exigir a nota em compras acima de trinta reais”, disse Esdras. Mesmo assim, o estudante já é consciente da aplicação prática dos recursos arrecadados para a manutenção dos serviços públicos. Para ele, pagar impostos é uma coisa ruim, ainda assim, necessária. “Quando fico doente vou ao posto de saúde sem pagar nada, também uso o transporte escolar, além da escola que eu estudo. Sei que tudo isso é pago com dinheiro dos impostos”, disse.

Segundo a professora que coordena o projeto, os alunos ainda irão produzir uma cartilha explicando sobre a importância de o consumidor solicitar a nota fiscal, mostrando a aplicabilidade dos recursos arrecadados e o impacto nos serviços públicos causados pela sonegação. “Os alunos também vão produzir cartazes orientativos, que serão colados no comércio em geral, pedindo para que a população solicite a nota fiscal no ato das suas compras”, explicou Joelma.

Enquanto o projeto ainda não ultrapassou os muros da escola, o pequeno Esdras já faz a sua parte, explicando para a família e amigos a importância de pedir a nota fiscal ao adquirir um produto ou serviço.