Geral

Notícia publicada quarta-feira 18 maio 2016

Eventos do Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual

Gostou, compartilhe

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Direitos Humanos e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), está realizando eventos alusivos ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração de Crianças e Adolescentes. As atividades começaram na manhã desta quarta-feira (18), na praça Marechal Floriano Peixoto, e seguem para o Ginásio Central, no período da tarde.

A abertura do evento aconteceu às 9 horas, seguida por momento de atividades físicas e apresentação com o palhaço Picolé. O encerramento das atividades matinais aconteceu às 10h30.

A programação será repetida no período da tarde, com abertura às 14 horas, momento de atividades físicas às 14h15, apresentação com o palhaço Picolé às 14h30 e encerramento às 15h30.

Data

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é lembrado no 18 de maio, porque no mesmo dia, em 1973, uma menina de apenas oito anos foi sequestrada, violentada sexualmente e brutalmente assassinada no Espírito Santo. Dias depois, seu corpo foi encontrado carbonizado.

O fato ficou conhecido como “caso Aracelli” e desde o ano de 2000, com a aprovação da Lei Federal 9.970/2000, a data é alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes. Membros de diversas entidades, alunos da rede pública e profissionais de educação participarão das atividades.

Para o Secretário de Assistência Social, Cidadania e Direitos Humanos de Palmeira, Mario Wieczorek, “é de extrema importância social, não só relembrar o triste acontecimento, mas conscientizar a população sobre a gravidade do assunto e fazer com que crianças e adolescentes que sofrerem esse tipo de agressão não se calem. Ainda é muito grande o número de casos que as autoridades e os grupos de apoio não são informados”, ressaltou.