Geral

Notícia publicada quarta-feira 25 janeiro 2017

Família Gurski tem produção agroecológica há mais de vinte anos

Gostou, compartilhe

A família de Nilce e Roberto Gurski, moradores na comunidade de Faxinal dos Quartins, vem produzindo alimentos agroecológicos saudáveis a mais de 20 anos.

A propriedade da família é de 3,0 alqueires e onde a área cultivada é de apenas 1,5 alqueires, sendo o restante de matas e proteção de fontes. Na propriedade hoje são cultivadas diversas espécies de hortaliças, tubérculos e também cereais como milho e feijão com a comercialização garantida através da feira agroecológica realizada todos os sábados na cidade, entrega de sacolas em forma de kits nas casas, mercados locais restaurantes, merenda escolar, na própria casa para vizinhos e principalmente para a alimentação da família.

Produção

Na questão de produção das hortaliças e como o morango a família produz em estufas cobertas dependendo da época do ano e também em céu aberto, para que produza e não tenha problema de doenças e fungos que venham a prejudicar a produção. Na propriedade a família tem uma agroindústria legalizada pela vigilância sanitária para produção de conservas de diversas espécies, picles, molho de tomate, compotas, doces caseiros e suco de frutas. A propriedade tem a certificação do Tecpar e também pela Rede Ecovida com rotulagem nos alimentos comercializados.

Alimentos

Segundo a família a demanda de alimentos para a comercialização no município é maior do que a produção que se tem na propriedade, pois se tivessem o dobro da produção de hoje, a venda era garantida, pois comércio tem, basta ter a insistência, teimosia e dedicação para produzir alimentos saudáveis agroecológicos.

A família também tem o hábito de receber grupos de pessoas que buscam a conhecer como são produzidos os alimentos, principalmente grupos de outros municípios da região, mas também aqueles que moram em Palmeira.

Projeto

O projeto que a AS-PTA vem executando no município junto com membros da APEP e CAFPAL- Cooperativa da Agricultura Familiar de Palmeira, como é o caso da família Gurski, tem como o título a Promoção da articulação entre CIDADE E CAMPO em dinâmicas locais e regionais de abastecimento agroecológico, conjugado com incidência política em soberania e segurança alimentar.

O objetivo principal do projeto é promover e articular as dinâmicas locais e regionais de produção, processamento e abastecimento agroecológico em organizações do campo e da cidade, orientadas em relações solidárias e nos princípios da soberania e segurança alimentar das populações.

Este projeto em nossa região se estende pelos municípios de São João do Triunfo junto ao sindicato dos trabalhadores rurais e a COAFTRIL- cooperativa de agricultores familiares e São Mateus do Sul, junto com o sindicato e cooperativa também. Este projeto está sendo financiado por MISEREOR-Katholische Zentralstelle für Entwicklungshilfe da Alemanha.

Etapa

Uma próxima etapa deste projeto neste ano, é realizar algumas visitas de intercâmbio entre os consumidores locais e os agricultores que estão produzindo, para que o consumidor possa ver a forma que são produzidos os alimentos agroecológicos, preparados e até processados para que cheguem na mesa do consumidor através da feira, mercados, restaurantes e as sacolas entregues em seus domicílios.

Também fazem a composição deste projeto outras entidades ligadas a produção agroecológica como o CENTRO Vianei, proponente do projeto de Santa Catarina, CETAP de RS e CEPAGRO de SC, onde também estão executando as atividades do projeto junto aos consumidores locais de alimentos agroecológicos em suas regiões.