Geral

Notícia publicada quarta-feira 22 fevereiro 2017

Família Lourenço produz alimentos agroecológicos saudáveis

Gostou, compartilhe

A família de Claudete e Fernando Rodrigues Lourenço, residem no assentamento Palmares II, município de Palmeira e vem produzindo alimentos agroecológicos saudáveis há mais de 10 anos. A propriedade da família é de 7,0 alqueires e onde a área cultivada é de apenas 2,5 alqueires. Na propriedade são cultivadas diversas espécies de hortaliças e tubérculos com a comercialização garantida através da feira agroecológica realizada todos os sábados na cidade e entrega de sacolas em forma de kits nas casas e restaurante. Outra atividade que a família faz é a produção de leite, onde transforma o leite em seus derivados, principalmente o queijo.

Na questão de produção das hortaliças a família produz em estufas cobertas dependendo da época do ano e também em céu aberto, para que produza e não tenha problemas de doenças e fungos que venham a prejudicar a produção.

Certificação

A família tem a propriedade certificada pela Rede Ecovida com apoio de técnicos da UEPG- LAMA- Laboratório de Mecanização Agrícola pelo projeto de Certificação com visitas participativas como chamam de olhar externo, trocando conhecimentos e adequando as áreas para a produção de alimentos saudáveis agroecológicos. Segundo a família a demanda de alimentos para a comercialização no município é maior do que a produção que se tem na propriedade, falta produção dependendo da época. A família participa e se tornou atuante na feira agroecológica nos sábados a dois anos, sendo os membros mais novos da APEP- Associação de Produtores Agroecológicos de Palmeira e também mostram que em assentamentos da reforma agrária, como o caso deles, também se produz em escala e alimentos diversificados.