Agrícola

Notícia publicada segunda-feira 23 maio 2016

Fazenda Serrana no Encontro Mercadológico da Carne

Gostou, compartilhe

Na última semana, a segunda etapa do Encontro Mercadológico da carne foi realizada através do Rally do Cordeiro, e uma das referências escolhidas pela organização, foi realizada na Fazenda Serrana, em Palmeira. O Encontro é uma parceria entre a Associação Comercial de Ponta Grossa (Acipg), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Sociedade Rural dos Campos Gerais e Sistema FAEP. Entre seus objetivos, ressaltou-se: apresentar aos produtores algumas das inovações tecnológicas que podem ser utilizadas como referências técnicas, visando maior eficiência e sustentabilidade na cadeia produtiva de ovinos e gado de corte.

O Rally do Cordeiro teve visita técnica na Fazenda Serrana, propriedade de Paulo e Suzette Dzierwa, em Palmeira. A propriedade iniciou suas atividades com ovinocultura nos anos 80 e intensificou os trabalhos com a raça Poll Dorset a partir de 1994. O tema foi a apresentação do sistema de produção de ovinos para genética e cruzamentos industriais da raça Poll Dorset.  Os participantes solicitaram inúmeras informações a respeito de alimentação, reprodução, doenças entre outros dados sobre a raça, que foram respondidas pela engenheira agrônoma e criadora, Suzette Dzierwa.

As pastagens constituem a base natural da alimentação dos animais ruminantes, e suas necessidades energéticas apresentam uma relação exponencial com o tamanho corporal, sendo fundamental a boa qualidade da forragem, explicou Suzatte, que também detalhou questões a respeito do excesso de proteínas para machos, a resistência à temperatura da raça, a pigmentação ocular, custos, reprodução e comercialização da lã, que é integralmente adquirida por compradores uruguaios para exportação.

“O Brasil é um país bem servido de raças e carnes. Eventos como este são importantes  para troca de informações e avaliação de médias de produção”, frisou ela. A falta de acordos sanitários do Brasil com outros países, também foi citado por Suzette como prejudicial aos criadores, impossibilitando a exportação.

De acordo com o gerente de pecuária da Fazenda Escola da UEPG, Izaltino Cordeiro dos Santos, a raça Poll Dorset tem um grande potencial, “é uma raça leiteira, dócil, cicla o ano inteiro, com boa qualidade de carcaça, acentuada habilidade materna e fertilidade, ótima para produção de carne de qualidade”.

Pela tarde, os participantes do rally seguiram para a Fazenda Escola do Cescage em Ponta Grossa, para acompanhar apresentações dos programas de criação e biotecnologia em ovinos e caprinos. As raças caprinas trabalhadas pela instituição são: Saane Parda Alpina, para produção de leite, e Anglo Nubiano, para corte. Na área de ovinos, as raças Dorper, White Dorper e Texel, foram apresentadas nas explanações. Ainda, profissionais do laboratório de biotecnologia detalharam os trabalhos e investimentos realizados pela instituição para qualidade e melhoramento genético através das biotecnologias de reprodução.

O encontro terminou na sexta-feira (20), com palestras técnicas, a vitrine da carne com o especialista em cortes, Marcelo Bolinha, do Rio Grande do Sul e a degustação da carne de cordeiro, servido pelo chef do buffet Casa Vechia, tudo realizado na Acipg.

Para a produtora do evento, Patrícia Ecave, os três dias de encontro proporcionaram um resultado excelente, somando a participação de mais de 300 pessoas, “a interatividade entre produtores, especialistas, acadêmicos e profissionais da gastronomia é de grande importância para o crescimento e desenvolvimento do setor na região”, finalizou.