Agrícola

Notícia publicada sexta-feira 15 julho 2016

Feira de Sementes Crioulas em Palmeira acontece de 5 a 7 de agosto

Gostou, compartilhe

Entre os dias 5 e 7 de agosto Palmeira será sede da 14ª Feira Regional de Sementes Crioulas e da Agrobiodiversidade, evento que acontece no Ginásio de Esportes Sebastião Amâncio dos Santos. A promoção da feira é do Grupo Coletivo Triunfo e do Projeto Entre Rios, que tem patrocínio da Petrobrás. Diversas entidades participam da organização do evento. Este ano a organização da feira prevê que cerca de 3 mil pessoas devem passar pelo evento, que em 2015 reuniu representantes de seis estados, dos quais 47 municípios do Paraná.

No seu primeiro dia de programação, acontece a recepção aos expositores e  a realização de 14 oficinas temáticas: sementes crioulas, compostagem, caldas agroecológicas, bioconstruçao de tijolo ecológico, bioconstrução de Cordwood, artesanato com palha de milho, orquídeas nativas, chá mate, manejo ecológico de solos, homeopatia, juventude do campo, a questão ambiental, contaminação por agrotóxicos e sementes de hortaliças. Também no dia 5 será realizada a Noite da Cooperação e dos Saberes e apresentação cultural.

No segundo dia da feira, os participantes poderão fazer troca de sementes, participar de seminários sobre erva-mate, redes de abastecimento alimentar e circuitos curtos de comercialização e ameaça dos direito da biodiversidade, além de assistir à apresentação de talentos da terra, no período da noite.

No dia 7, terceiro e último dia, a feira tem sua abertura oficial com a presença de autoridade, momento em que acontecerá manifestação sobre políticas públicas de sementes crioulas, seguida de mística de abertura e benção das sementes. A programação será realizada durante todo o dia e à noite acontece show cultural.

A dinâmica da feira é que cada agricultor leva até o evento seu artesanato, sementes e outros produtos produzidos em sua propriedade, que será vendido ou trocado com demais participantes e própria população. O objetivo é manter a conservação da agrobiodiversidade; troca de experiências entre agricultores; valorização dos guardiões das sementes crioulas (assim chamados os produtores de sementes crioulas) e enriquecimento das práticas agrícolas regionais.

Coletivo

A organização principal é realizada pelo Coletivo Triunfo, que é um coletivo que reúne agricultores familiares, estudantes, órgãos públicos, movimentos sociais, cooperativas familiares e universidades sem fins lucrativos com intenção de troca de informações. Sempre recebendo novos indivíduos dispostos a compartilhar seus conhecimentos e aprender.