Geral

Notícia publicada quarta-feira 19 novembro 2014

Festival de Cinema da Lapa tem mais de 50 filmes em exibição

Gostou, compartilhe

Na próxima semana, entre os dias 25 e 29 de novembro, será realizado o VII Festival de Cinema da Lapa, na histórica cidade paranaense localizada na região metropolitana de Curitiba. Promovido pelo Instituto Histórico e Cultural da Lapa com realização do Ministério da Cultura, o evento é uma das principais celebrações do cinema brasileiro e reúne anualmente grandes referências do cenário audiovisual do país. Este ano serão exibidos mais de 50 filmes.

O Festival apresenta diversas mostras especiais, que envolvem, por exemplo, curtas, documentários, filmes infantis e obras desenvolvidas por meio do celular. Na programação do festival estão, entre outras, as mostras “Catapultas e Carrapatos” e “Banda dos Bichos Supermaluquinhos”, séries de animação de Almir Correia; a exibição de documentários produzidos pelas Oficinas do Projeto Cinema na Lapa; a mostra “Casos e Causos”, com filmes produzidos RPCTV; a mostra “AVEC – Diretoras”, com filmes realizados por diretoras integrantes da Associação de Vídeo e Cinema do Paraná; a mostra Hors Concours, com diversos curtas-metragens paranaenses premiados; a mostra “O Quadro”, com filmes da produtora “O Quadro”; e mostras com filmes dos cursos de Cinema do Centro Europeu e da FAP/Unespar.

O grande destaque do evento ficará por conta da “Mostra Competitiva”, uma das mais acirradas do país, que vai premiar os grandes nomes do cinema nacional. Concorrem aos prêmios os filmes: “Isolados”, de Tomas Portella; “A Estrada 47”, de Vicente Ferraz; “O Menino no Espelho”, de Guilherme Fiúza Zenha; e “Não Pare na Pista – A Melhor História de Paulo Coelho”, de Daniel Augusto. Os atores Bruno Gagliasso (Isolados), Daniel de Oliveira (A Estrada 47) e Mateus Solano (O menino no Espelho) estão na disputa pelo troféu de “Melhor Ator”. Já na categoria “Melhor Atriz”, entre as indicadas está a atriz Regiane Alves, que concorre como protagonista de dois filmes (Isolados e O Menino no Espelho).

Além das exibições audiovisuais, o Festival de Cinema da Lapa vai oferecer uma oficina especial com o crítico paulista e jornalista Celso Sabadin, que vai abordar em duas etapas o tema “A Formação da Cultura Caipira e o sucesso de Mazzaropi”; e apresentações musicais com artistas da região, que serão realizadas ao ar livre antes das sessões dos filmes. Na programação oficial de shows que serão realizados durante o evento estão nomes de destaque da música paranaense, entre eles Leo Fressato, compositor e interprete da canção “Oração”.

As exibições oficiais dos filmes serão realizadas gratuitamente no histórico Teatro São João, um dos mais antigos e importantes endereços da cultura brasileira. O evento conta com patrocínio da Copel e da concessionária Caminhos do Paraná.  A programação completa está disponível no site www.ihclapa.com.br.