Economia

Notícia publicada quarta-feira 28 outubro 2015

Encerramento da greve reabre também a agência da Caixa em Palmeira

Gostou, compartilhe

Em assembleia realizada na terça-feira (27), os funcionários da Caixa Econômica Federal da região dos Campos gerais decidiram pelo encerramento da greve e retomada do expediente normal, com atendimento ao público, já a partir desta quarta-feira (28). Assim, a agência da Caixa em Palmeira, como nas demais cidades da região, volta a abrir as portas para receber seus clientes.

Para encerrar a greve, os bancários aceitaram a proposta feita pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), que incluiu o reajuste de 10% sobre os salários (0,11% de ganho real), participação nos lucros e resultados (PLR) e o piso da categoria. Com o reajuste de 10 % sobre a PLR, os bancários garantiram que a parcela adicional será de 2,2% do valor do lucro líquido, distribuído linearmente.

Outro ponto proposto e aceito foi o reajuste de 14% para os vales-refeição e alimentação. Para voltar ao trabalho e fazer a reposição do tempo parado, os banqueiros aceitaram abonar 63% das horas dos trabalhadores de 6 horas, de um total de 84 horas, e 72% para os trabalhadores de 8 horas, de um total de 112 horas. A reposição deve ser de uma hora por dia até 15 de dezembro.

A greve dos bancários teve início no dia 6 de outubro e durou exatamente três semanas (21 dias), mobilizou mais de 85% dos cerca de 1 mil funcionários da rede bancária da região e fechando 65 das 81 agências e postos de atendimentos nos 12 municípios de abrangência do Sindicato dos Bancários de Ponta Grossa.