Geral

Notícia publicada sexta-feira 27 março 2015

GE Tropeiros comemora cinco anos de sua fundação

Gostou, compartilhe

Na noite do último sábado (21) o Grupo Escoteiro Tropeiros realizou um evento alusivo para comemorar os cinco anos de sua fundação. Na oportunidade foi realizado o Fogo de Conselho, cerimônia executada em momentos comemorativos, além de um jantar. As atividades aconteceram no Centro de Eventos Caminho das Tropas e reuniram cerca de 130 pessoas.

Representantes de instituições estiveram presentes na comemoração, como o secretário de Agricultura e Pecuária, Nilton Wendler (representando a Prefeitura Municipal), o vereador Anselmo Hembecher Osório (Câmara Municipal), Maluir Callaça (Rotary Club de Palmeira), Maria Isabel Corrêa (Conselho de Segurança), Luiz Antonio Maia Brigola (GE Princesa dos Campos, de Ponta Grossa), Reni Mocelin Sutil (GE Monte Alegre, de Telêmaco Borba), Leandro Assunção (GE Machadinho, de Tibagi), além da presidente do GE Tropeiros, Elizete de Lima Schroeder.

Durante o evento foram entregues diplomas de Mérito de Grupo, aos GEs Princesa dos Campos, Monte Alegre e Machadinho, e diplomas de Mérito Escoteiro para atuais e antigos chefes escoteiros que já passaram pelo GE, à Câmara Municipal, Prefeitura Municipal, União Tradicionalista de Palmeira Rotary Club de Palmeira, Conselho de Segurança, Gazeta de Palmeira e Rádio Ipiranga.

GE Tropeiros

O Grupo Escoteiro Tropeiros iniciou suas atividades no mês de setembro de 2009, com autorização provisória de funcionamento emitido pela União dos Escoteiros do Brasil (UEB) região do Paraná, sob o nº 202, passando a realizar suas atividades todos os sábados à tarde, com 10 jovens e 10 escotistas, no Centro de Eventos Caminho das Tropas.

O Grupo atua em caráter definitivo desde o último dia 21 de março de 2010, quando uma parte do grupo realizou sua promessa junto ao movimento escoteiro, e assim o Grupo Escoteiro Tropeiros teve a sua fundação oficial na referida data.

Para iniciar suas atividades contou com o incentivo e o apoio do Conselho de Segurança (Conseg), Rotary Club de Palmeira, da Prefeitura Municipal de Palmeira, Câmara de Vereadores, da União Tradicionalista de Palmeira (UTP), e ainda o apoio do Ministério Público e do Juízo da Comarca de Palmeira, bem como de empresários locais e amigos do movimento escoteiro.

O grupo é misto e dividido entre os ramos Lobinho (crianças de 7 a 10 anos), Escoteiro (jovens entre 11 e 14 anos), Sênior (jovens de 14 a 18 anos) e Pioneiro (18 a 21 anos). O Grupo Escoteiro Tropeiros conta, atualmente, com cerca de 40 integrantes entre crianças e jovens, e os escotistas, que são os chefes.

A primeira diretoria do grupo Escoteiro Tropeiros foi a seguinte: 1º diretor presidente provisório: Fábio Antonio de Borba, que logo foi substituído por Moacir Luiz Guchert; diretor técnico Edeoilson Bronoski de Lima e diretora financeira Elizete de Lima Schroeder.

Ficaram à frente do grupo por cerca de cinco anos, desde a autorização provisória em 2009 até o final de 2014. Após esse período, Elizete Lima Schroeder assumiu a presidência, tendo Waldemir Gaio Flores como diretor técnico e Francisco Bach Rutcoski Neto como tesoureiro.

O nome escolhido para o grupo (Tropeiros), faz uma justa homenagem aos Tropeiros que impulsionaram o surgimento de Palmeira e ao Caminho das Tropas que passava por estas paragens, que hoje é o município de Palmeira. A cor do lenço traz o verde das matas e o amarelo, representando os campos e riquezas da região.

 

Fotos: Amanda Nolevaiko/Moacir Guchert