Geral

Notícia publicada sexta-feira 03 fevereiro 2017

Gestores municipais se reúnem em prol do turismo na Adetur

Gostou, compartilhe

O presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), e prefeito de Jaguariaíva, José Sloboda, representou a entidade durante a reunião realizada pela Agência de Desenvolvimento do Turismo dos Campos Gerais (Adetur) na manhã desta quinta-feira, no dia 1º de fevereiro na sede do Sebrae em Ponta Grossa. Além de Sloboda e sua equipe, estiveram presentes a vice-prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, e gestores dos municípios de Sengés, Piraí do Sul, Tibagi, Ortigueira, Palmeira, Imbaú e Carambeí.

Na ocasião, a Adetur apresentou seus projetos aos novos gestores e a sua representatividade junto ao Governo do Estado e Ministério do Turismo, como Instância de Governança Regional (IGR). Do Estado estiveram presentes no evento o diretor presidente da Paraná Turismo, Manoel Jacó Garcia Gimenes e a diretora técnica, Deise Bezerra.

Parcerias

Para o presidente da Associação dos Municípios é essencial realizar parcerias junto ao poder privado e Sistema S para o desenvolvimento do turismo. Ainda mais em uma região como a dos Campos Gerais, que conta com um grande potencial na área. “A AMCG irá somar esforços na busca de recursos para o turismo, e solicitar aos deputados apoio quanto às emendas parlamentares voltadas ao setor”, garantiu.

Há anos atuando no turismo do Paraná, Gimenes destacou a atuação da AMCG no desenvolvimento da atividade. “A AMCG foi pioneira entre as Associações de todo o Brasil em alavancar o turismo”, lembrou, citando que a Adetur surgiu na Associação, que primeiro criou a Rota dos Tropeiros. Para ele, os Campos Gerais e o litoral são as duas regiões diferenciadas no estado, “turísticas de nascença”. “Esta região além de sua natureza pródiga tem a cultura do tropeirismo e da imigração”, avalia.

A vice-prefeita de Ponta Grossa recordou sua participação como secretária de turismo municipal e ressaltou a importância da atividade. “Temos que ter muita criatividade para desenvolver o turismo, porque os recursos estão em falta”, disse.

O diretor presidente da Paraná Turismo avisou os gestores quanto ao Plano Plurianual (PPA) para o ano de 2018 que deve ser realizado desde já nos municípios. “É essencial acrescentarmos o turismo no Plano”, avisa, lembrando que irá assinar uma resolução na qual o município terá que assinar um termo de cooperação com a IGR para fazer parte do Mapa do Turismo Brasileiro, o qual terá uma reanálise do Governo Federal nos próximos meses.

Campos Gerais integra roteiro do “Monge João Maria”

Durante o evento realizado pela Adetur, o diretor presidente da Paraná Turismo, Manoel Jacó Garcia Gimenes, contou sobre uma nova proposta do órgão para o Turismo Cultural do Estado. “Vamos fazer o Caminho do Monge João Maria. Será o Nosso Caminho de Santiago de Compostela”, adiantou.

Gimenes citou vários municípios do Estado, dentre eles alguns da região dos Campos Gerais, como Ventania, São João do Triunfo, Tibagi e Ponta Grossa, que contam com caminhadas e peregrinações que passam pelos famosos olhos d’água do Monge João Maria D’Agostinis que passou por várias cidades da região e deixou para trás muitas histórias e lendas.

Integrantes da Paraná Turismo estão desde 2015 reunindo histórias e locais marcados pela presença da figura do Monge nos municípios para compor o Caminho. Além dos municípios dos Campos Gerais, a cidade da Lapa conta com o Parque Estadual do Monge. O local há a Gruta, espaço onde João Maria viveu e realizou estudos sobre plantas da região.