Geral

Notícia publicada sábado 20 maio 2017

Governador destaca valorização e avanços da cultura

Gostou, compartilhe

O Governo do Estado vai destinar R$ 30 milhões, via renúncia fiscal, para projetos culturais de 200 municípios paranaenses entre 2018 e 2019. O volume de recursos foi confirmado pelo governador Beto Richa na sexta-feira (19), durante a abertura do Encontro de Gestores e Dirigentes Municipais de Cultura do Paraná, realizado no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. O foco do evento foi apresentar as principais diretrizes, projetos e programas culturais do governo estadual.

Richa destacou os avanços do Paraná na área, em especial o Programa de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná (Profice), que garantiu R$ 25 milhões para atividades culturais entre 2016 e 2017. Por meio da renúncia fiscal de ICMS, o Profice apoia projetos de artes visuais, audiovisual, circo, dança, literatura, música, valorização do patrimônio cultural material e imaterial, povos, comunidades tradicionais, culturas populares e teatro. “A cultura sempre foi prioridade nos meus governos”, disse Richa.
Aplicativo
O secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani, anunciou o lançamento do aplicativo Cultura Paraná, um guia com a programação cultural de todos os municípios do Estado. “Esse aplicativo vai gerar conteúdo especial para quem faz cultura no Paraná e para quem quer consumi-la”, disse.
Graças a um sistema de geolocalização, a tecnologia pode mostrar a programação cultural das cidades paranaenses. Os gestores municipais terão um login e uma senha para alimentar as informações. “Todos terão espaço para divulgar seus trabalhos. A cultura tem que ser acessível e ficar mais próxima do cidadão”, acrescentou Fiani.
Livro de receitas
Durante o Encontro de Gestores e Dirigentes Municipais de Cultura do Paraná, a Secretaria da Cultura anunciou a edição de um livro de receitas típicas paranaenses, que será feito de forma colaborativa com os municípios. “Queremos conhecer os pratos que as pessoas consomem em todo o Paraná”, disse o secretário João Luiz Fiani.
Os municípios devem enviar as receitas de suas cidades até o dia 20 de junho de 2017 para o e-mail gastronomia@seec.pr.gov.br. O livro será publicado pelo selo Biblioteca Paraná. “Cultura alimentar ganha cada vez ganha mais espaço dentro da nossa sociedade e queremos reforçar isso”, finalizou Fiani.

Foto: Rogério Machado/SECS