Geral

Notícia publicada quarta-feira 14 junho 2017

Governo do Estado incentiva contratação de adolescentes

Gostou, compartilhe

Empresas de médio e grande porte são o público-alvo da campanha Aprendiz Paranaense lançada pelo Governo do Paraná na segunda-feira (12). A ação tem o objetivo de estimular a aprendizagem legal e ampliar a contratação de adolescentes aprendizes em todo o Estado.

A iniciativa da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca-PR). Além de grandes e médios empresários, a campanha também quer atingir microempresas, empresas de pequeno porte, entidades sem fins lucrativos e adolescentes, além de sensibilizar população em geral quanto ao tema.
As peças principais são um vídeo publicitário para TV e três filmes para as redes socais. Eles contam histórias de gestores que abriram as portas de suas empresas para a aprendizagem e também de adolescentes que tiveram essa oportunidade. A ação conta, ainda, com um hotsite www.aprendizparanaense.pr.gov.br, folderes, cartazes, mala direta, anúncios em mídia on-line e impressa.
Futuro profissional

Segundo a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Paraná (SRTE/PR), as empresas paranaenses de médio e grande porte têm potencial para contratar cerca 60 mil aprendizes. No entanto, apenas 25 mil têm tido a oportunidade de ingressar no mundo do trabalho.
Para a secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, a implantação da aprendizagem nas empresas vai muito além de uma obrigação legal, mas é uma oportunidade para o contratante qualificar e formar um futuro profissional de seu quadro efetivo.

Lei da Aprendizagem
A Lei da Aprendizagem determina que as empresas de médio e grande porte devem ofertar no mínimo 5% e no máximo 15% das suas vagas para aprendizes, de 14 a 24 anos. No Paraná, em março deste ano, somente 41,59% das potenciais vagas para aprendizes no Estado estavam preenchidas.