Geral

Notícia publicada sábado 17 junho 2017

Governo do Estado lança segunda edição do Prêmio Arte Paraná

Gostou, compartilhe

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, lançou a segunda edição do Prêmio Arte Paraná. Com um investimento de R$ 400 mil, o concurso irá selecionar e premiar até 25 espetáculos de Circo, Dança, Música e Teatro para circulação no Estado. Estão previstas cerca de 100 apresentações, todas em municípios com até 50 mil habitantes. O lançamento aconteceu terça-feira (13), no auditório da Biblioteca Pública do Paraná e reuniu artistas e dirigentes culturais.

Para o secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani, o lançamento da segunda edição consolida esse mecanismo de circulação de bens culturais e abre possibilidades para todos os artistas do Estado. “Dentro da nossa política da descentralização, com o objetivo de municipalizar realmente essa gestão, o Prêmio Arte Paraná faz a circulação de espetáculos, de bens culturais, permitindo que o Paraná se reconheça nos seus artistas”, disse Fiani.
Pequenas cidades
O objetivo do programa é levar atrações artísticas de qualidade para as pequenas cidades, circulando os grupos por todas as regiões do Paraná. As apresentações desta edição estão previstas para o período de 1º de setembro a 31 de outubro de 2017.

O diretor do Centro Cultural Boqueirão (Curitiba), Márcio Roberto Gonçalves, comenta que fazer a arte circular por todo o Estado é o que se espera de uma secretaria estadual de cultura. “É uma iniciativa super necessária porque vai empregar muita gente, vai levar a arte para pessoas que não têm acesso rápido e vai com certeza fomentar o Paraná todo”.
Quem pode participar

Podem participar pessoas jurídicas de direito privado que tenham como atividade principal, em seu estatuto ou contrato social, ações artísticas e culturais, domiciliadas ou estabelecidas no Paraná há no mínimo dois anos. Cada proponente poderá inscrever apenas um projeto.
No caso de espetáculos de teatro, não poderão se inscrever espetáculos dirigidos ao público infanto juvenil ou na modalidade teatro de bonecos.

Inscrições

As inscrições serão realizadas de forma totalmente online por meio do SisProfice. O proponente deverá, obrigatoriamente, integrar o Cadastro de Agentes Culturais do Estado do Paraná. O período de inscrições é de 13 de junho a 31 de julho de 2017. O edital completo está disponível em www.cultura.pr.gov.br.
Seleção e premiação

Serão selecionados e premiados até 25 espetáculos, sendo cinco projetos da área de circo, quatro de dança, seis de música e 10 de teatro. Cada projeto selecionado receberá R$ 16 mil para realizar quatro apresentações, que devem ser realizadas em quatro diferentes macrorregiões do Paraná, sempre em municípios de até 50 mil habitantes. As cidades que receberão as apresentações devem ser diferentes da cidade do proponente.

Serviço

Inscrições para a segunda edição do Prêmio Arte

Paraná: de 13 de junho a 31 de julho de 2017.
Edital: www.cultura.pr.gov.br