Geral

Notícia publicada sexta-feira 12 maio 2017

Governo do Estado reativa Conselho Estadual de Juventude

Gostou, compartilhe

 O governador Beto Richa assinou na quarta-feira (10) o decreto que regulamenta o Conselho Estadual da Juventude (Cejuv). Criado em 1988, o fórum ficou inativo por mais de 20 anos. Segundo Richa, o conselho retoma as atividades e vai intensificar as articulações para criação de políticas públicas voltadas aos jovens.

A característica democrática do Conselho foi destacada pelos representantes de entidades que atuam junto à juventude. O órgão é composto por representantes do poder público e da sociedade civil e atua na defesa e promoção dos direitos dos jovens.
Juventude
Richa disse que as diversas políticas públicas do Paraná voltadas à juventude são resultado da boa relação do Governo do Estado com os diversos segmentos que representam os jovens. Para ele, trata-se de um público que merece atenção e respeito do poder público.
“O Conselho Estadual da Juventude vai reforçar ainda mais esse trabalho. Sua regulamentação é uma conquista de cada pessoa que atua em prol da juventude. Ouvir de forma democrática cada segmento da sociedade que defende a causa dos jovens possibilitou implantar as políticas públicas voltadas a essa população”, disse o governador.
Programas
Richa citou os programas para esta área, como o Território da Juventude, Geração Atitude e a Rede Jovem. Ele também destacou a política do governo estadual para garantir o primeiro emprego aos jovens. Todas as empresas instaladas no Estado com o apoio do programa Paraná Competitivo devem empregar jovens aprendizes. “As ações de nosso governo têm sido exitosas e se tornam referência para outros estados”, ressaltou.
Articulação

O Conselho Estadual de Juventude é um órgão colegiado de caráter consultivo, vinculado à Casa Civil, por meio da Assessoria Especial de Juventude, mas que até então estava sem atuação. O assessor especial de Juventude, Edson Lau Filho, ressaltou que a reativação do conselho era uma prioridade.
“Uma das premissas do órgão é a participação social, trazendo todos os segmentos da sociedade civil organizada para atuar junto com o governo para a promoção de programas e ações para os jovens no Paraná”, disse.

Fotos: Jaelson Lucas / ANPr.