Educação

Notícia publicada terça-feira 28 outubro 2014

Governo vai prorrogar mandato de diretores de escolas estaduais

Gostou, compartilhe

Mensagem do governador Beto Richa (PSDB) que prorroga para novembro de 2015 a eleição de diretores das escolas da rede pública do Paraná foi protocolada na Assembleia Legislativa na segunda-feira (27). A mensagem de Lei nº 101 adia a eleição direta em um ano para que, segundo o governo do Estado, os candidatos a diretor possam participar de um treinamento para gestores de administração escolar. Desta forma, os atuais ocupantes dos cargos de direção das escolas estaduais ganham um ano a mais de mandato.

A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia, na sessão de terça-feira (28), irá analisar e dar parecer à mensagem que trata da prorrogação do mandato dos atuais diretores e diretores auxiliares da rede estadual de educação básica. Depois disso, a matéria deve ser submetida à votação dos deputados, em plenário, com ampla possibilidade de aprovação, uma vez que a bancada governista é maioria na Assembleia.

No ofício anexado à mensagem do governador, o texto afirma que “são diversos os motivos que contribuem para essa condição (prorrogação dos mandatos dos diretores). Destaca-se, acima de tudo, a gestão democrática, consagrada como um dos princípios basilares da educação na própria Constituição Brasileira. No Paraná, a escolha dos dirigentes escolares pela via democrática tornou-se um dos símbolos da retomada da vida em democracia quando do finai do regime militar, sendo então instituído o processo de consulta à comunidade escolar pelo primeiro governo estadual eleito de forma democrática, naquele período, pelo povo paranaense. Ou seja, o povo do Paraná usou do voto para a escolha dos diretores e diretoras das escolas estaduais antes mesmo que fosse possível exercer esse mesmo direito para escolher o presidente da República”.