Geral

Notícia publicada sexta-feira 06 outubro 2017

Grupo Coletivo Triunfo e AS-PTA participam da Festa das Sementes

Gostou, compartilhe

No dia 1º de outubro, foi realizada em Mandirituba na sede da Associação Brasileira de Amparo a Infância (ABAI), a 1ª Festa dos Guardiões das Sementes Crioulas, com a participação de membros do Grupo Coletivo Triunfo de Palmeira, São João do Triunfo e São Mateus do Sul e da Agricultura Familiar e Agroecologia ((ASPTA). Participaram mais 500 pessoas no evento de diversas comunidades de Mandirituba e região metropolitana de Curitiba, onde muitos são considerados os Guardiões das Sementes.

Durante o encontro, várias apresentações culturais da equipe da ABAI, músicas pela banda Terra Mãe e apresentações indígenas pelos membros das aldeias indígenas do Norte do Paraná em especial a de Pinhalzinho, Apucaraninha e Laranjinha.

Palestra

Foi realizada uma palestra sobre a importância de ser um guardião da semente e a valorização do resgate, multiplicação e trocas de sementes, por Marianne Spiller da ABAI e André Emilio Jantara da AS-PTA. Na confraternização dos participantes, a ideia é formar uma grande rede de guardiões. Os novos guardiões saíram do encontro com o compromisso de plantar um tipo de semente crioula fornecida pela Casa Da Semente que fica na sede da ABAI e com o compromisso de no ano seguinte levar a semente produzida para o novo encontro e fortalecer o banco de sementes da casa.