Geral

Notícia publicada segunda-feira 19 dezembro 2016

Grupo Coletivo Triunfo realiza o último encontro do ano de 2016

Gostou, compartilhe

No dia 16, foi realizado o último encontro do grupo Coletivo Triunfo de 2016. O encontro desta vez foi realizado em Fernandes Pinheiro, comunidade de Santa Luzia, na propriedade da família de Terezinha e Silvestre de Oliveira Santos.

Estiveram presentes mais de 50 membros do grupo coletivo triunfo e visitantes, representando sindicatos de trabalhadores rurais de Teixeira Soares, São João do Triunfo, São Mateus do Sul, Rio Azul, Projeto de diversificação a cultura do tabaco, AS-PTA, Coletivo de jovens de São João do Triunfo, Terra Jovem do Colégio Agrícola de Palmeira, ReSA-Rede Sementes da Agroecologia, visitantes da comunidade e do município de Cascavel.

O primeiro momento do encontro a família apresentou os trabalhos realizados na propriedade aos participantes em defesa das sementes crioulas, com a grande diversidade de produção agroecológica de sementes e alimentos saudáveis em vários sistemas de produção utilizando caldas e adubos caseiros, fabricados pela própria família.

Confraternização

O segundo momento foi o almoço agroecológico de confraternização oferecido pela família com alimentos produzidos na propriedade de diversos caminhos para as famílias agricultoras produzirem e terem os alimentos com qualidade para colocar na mesa do dia a dia em suas casas e do consumidor.

No terceiro momento do encontro foram feitas as avaliações do ano de 2016 em atividades e participações pelos membros do coletivo, onde com mesmo com dificuldades foram realizadas várias feiras de sementes crioulas no Paraná, além de encontros como congressos, palestras, dias de campo, intercâmbios, entre outros.

Na última parte da reunião foi consolidada a próxima feira regional, sendo esta a 15ª Feira Regional de Sementes Crioulas e da Agrobiodiversidade que será realizada em 2017 em Teixeira Soares nos dias 18 e 19 de agosto.