Geral

Notícia publicada terça-feira 30 maio 2017

Grupo de consumidores visitam propriedade agroecológica

Gostou, compartilhe

No dia 17 (sábado) foi realizada mais uma visita de consumidores de Palmeira na propriedade agroecológica da família de Nilce e Roberto Gurski na comunidade de Faxinal dos Quartins. Participaram da visita, consumidores locais e frequentadores da feira agroecológica e membros da Igreja Jesus Cristo a Oliveira Verdadeira. Foi apresentado o projeto Cidade e Campo que está em andamento em parceria com a Associação de Produtores Agroecológicos de Palmeira (APEP), e é  financiado pela MISEREOR da Alemanha e que fazem parte também as entidades VIANEI, CEPAGRO E CETAP.

Produção

A família de Nilce e Roberto Gurski são pioneiras na produção agroecológica há mais de 20 anos e através das visitas tem repassado aos consumidores muitas informações riquíssimas em conhecimento prático na produção, comentam também as dificuldades enfrentadas no início da transição de sua propriedade para esse sistema, onde foram muitas vezes criticados por outras famílias que não sobreviveriam desta forma e tendo que voltar ao sistema convencional de produção.Mas com o passar do tempo a família provou que dá certo e gera renda suficiente para manter e expandir o crescimento na propriedade.

Nestas visitas realizadas tem nos mostrado muitos caminhos para o avanço do projeto em consumir alimentos saudáveis e melhorar a qualidade de vida familiar, tanto para o agricultor, como para o consumidor e aponta novos rumos do projeto a serem tratados e discutidos com um grupo que começa a se formar em nosso município de consumidores conscientes.

Segundo o assessor técnico da AS-PTA André Emílio Jantara, “aproveito para destacar que a Feira Agroecológica acontece em nosso município todos os sábados na Pracinha do Cemitério como é conhecida das seis da manha ao meio dia, onde são encontrados diversos alimentos e derivados agroecológicos”.