Geral

Notícia publicada quarta-feira 22 março 2017

Grupo de Convivência recebe orientações para qualidade de vida

Gostou, compartilhe

No encontro semanal do Grupo de Convivência Intergeracional, que aconteceu na segunda-feira (20), os educadores sociais Cristina Wolnievski, Rosilda Anunciação e Julian Chaves proporcionaram aos participantes uma palestra com o enfermeiro e epidemiologista, Jean Carlos das Almas, que forneceu esclarecimentos sobre a doença tuberculose.

O intuito da parceria realizada com a secretaria de Saúde foi conscientizar pessoas sobre a prevenção de doenças respiratórias, como a tuberculose. “Com os dias mais frios eles tendem a ficar mais reclusos em casa, muitos também são fumantes e possuem a imunidade baixa, com isso nossa proposta é levar conhecimento e dicas de prevenção para que eles possuam uma melhor qualidade de vida”, ressalta o educador Julian Chaves.

Prevenção

Os idosos conheceram um pouco mais sobre os sintomas da doença, causas, como podem se prevenir e esclareceram suas dúvidas com o enfermeiro. “É muito interessante essa participação e interação realizada aqui, pois os que participam são transmissores de informações aos demais, pois se tornam vigilantes e ativos nos cuidados com outros conhecidos que não participam do grupo ainda”, conta Julian.

O grupo recebe em média de 25 participantes semanalmente, com idade acima de 60 anos, que se reúnem nas dependências do CRAS, onde praticam atividades artesanais, físicas e também recebem palestras e atividades que complementam a qualidade de vida dos idosos.