Geral

Notícia publicada quarta-feira 15 abril 2015

Hemepar realiza coleta de sangue em Palmeira no próximo dia 28

Gostou, compartilhe

No próximo dia 28 o Hemepar de Ponta Grossa, em parceria com a Secretaria de Saúde de Palmeira e apoio da Santa Casa de Misericórdia, Lions Club e Clube de Desbravadores, irá realizar uma coleta de sangue em Palmeira. A atividade acontecerá na Unidade Básica de Saúde da Vila Rosa, no período das 8 horas às 11h30 e das 13 horas às 16h30.

Os interessados em doar sangue precisam estar presentes nos primeiros horários de atendimento, no período da manhã ou tarde, pois será realizada a distribuição de senhas. Os doadores passarão por um cadastro e por uma triagem. Uma junta médica irá avaliar os critérios básicos para que a doação possa ser realizada.

Critérios

Para ser um doador de sangue, existem alguns critérios básicos que devem ser seguidos. Os principais são: ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas), estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação) e apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho ou Previdência Social).

Os doadores precisam estar atentos a algumas restrições ligadas a questões de saúde, gestação, ingestão de bebida alcoólica, realização de tatuagem e outros.

A Secretaria de Saúde informa para que os doadores fiquem atentos aos critérios e sejam sinceros na hora do cadastro, para que não haja omissão de informações. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Saúde ou pelo telefone 3909-5100.