Geral

Notícia publicada domingo 22 janeiro 2017

IAP e Conselho de Biologia farão criadouros da fauna silvestre

Gostou, compartilhe

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e o Conselho Regional de Biologia firmaram na quinta-feira (19) um Termo de Cooperação Técnica e Científica para capacitar biólogos para atuar nos processos de licenciamento ambiental de criadouros da fauna silvestre.

A parceria tem o objetivo de contribuir para a preparação de consultores ambientais no momento de solicitar licenciamento ambiental e de estudos exigidos pelo IAP para a atividade.

“As pessoas reclamam da demora do IAP nas análises das solicitações de licenciamento ambiental, mas não é o instituto e sim o processo mal instruído que causa esse transtorno”, disse o presidente do Conselho Regional de Biologia, Jorge Callado Afonso. Segundo ele, a partir de agora o trabalho conjunto irá fazer com que de certa forma os processos cheguem ao IAP melhor elaborados e contribuindo para a gestão da fauna do Paraná.

Parceria

Para o presidente do IAP, Tarcísio Mossato Pinto, a parceria é importante para que cada vez mais os profissionais saibam das exigências do órgão no licenciamento ambiental. “A ideia é reorganizar melhorar a qualidade dos pedidos de licenciamento ambiental para que eles fiquem ordenados e encaminhados ao IAP de maneira correta. Dessa forma, poderemos atender a população com mais agilidade”, diz.

O convênio estabelece que o IAP irá apoiar e orientar cursos que serão ministrados pelo Conselho para profissionais associados para prestar consultoria em licenciamentos de criadouros da fauna silvestre, possibilitando a assinatura como responsáveis técnicos.

 

Foto: Divulgação IAP