Geral

Notícia publicada domingo 25 dezembro 2016

Iapar divulga avaliação de cultivares de milho segunda safra

Gostou, compartilhe

Já está à disposição de técnicos e produtores o boletim “Avaliação Estadual de Cultivares de Milho – Segunda Safra 2016”. A obra está disponível gratuitamente, em arquivo PDF, na página do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) – www.iapar.br. A versão impressa custa R$ 5.

A publicação é dirigida a produtores e técnicos envolvidos no planejamento da segunda safra no início do próximo ano. O objetivo do boletim é oferecer informações atualizadas sobre o comportamento das cultivares disponíveis no mercado.

São apresentados resultados de avaliação de 14 cultivares convencionais e 15 geneticamente modificadas. Os ensaios foram conduzidos em Cambará, Campo Mourão, Floresta, Londrina, Palotina, Primeiro de Maio, Santa Helena e Sertanópolis.

Rendimento, acamamento e quebramento, população final e comportamento frente às principais doenças da cultura são algumas das variáveis analisadas nos experimentos.

O projeto para avaliação de cultivares de milho é resultado de parceria entre o Iapar e a Fundação de Apoio à Pesquisa e ao Agronegócio (Fapeagro).

A autoria do boletim é dos pesquisadores Pedro Sentaro Shioga, Antônio Carlos Gerage, Pedro Mário de Araújo, Rodolfo Bianco, Alberto Sérgio do Rego Barros e Adriano Augusto de Paiva Custódio.