Geral

Notícia publicada sexta-feira 19 fevereiro 2016

Inauguração de dois novos CMEIs abre mais de 400 vagas na educação infantil

Gostou, compartilhe

Aconteceu na sexta-feira (19) a inauguração dos dois novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), um localizado na rua Judith Sotta Malucelli, no Centro, e o outro na avenida das Palmeiras, no bairro da Colônia Francesa. Cada unidade deve dar atendimento a cerca de 220 crianças com idade entre 0 e 6 anos, funcionando nos períodos da manhã e da tarde.

A solenidade de inauguração na Colônia Francesa foi realizada no período da manhã, enquanto à tarde foi a vez do CMEI do Centro ser inaugurado. O CMEI do Centro leva o nome de Professor Alderico Viante e deve atender a população não só do Centro da cidade, como também do Núcleo João Paulo II e do bairro do Rocio, que já conta com um CMEI. Já a unidade do bairro da Colônia Francesa vai receber clientela do próprio bairro e também do Rocio 2.

As duas novas unidades educacionais já entrarão em funcionamento na próxima segunda-feira (22), quando iniciam atividades com os alunos. No entanto, a equipe de profissionais, incluindo educadores infantis, já vem realizando ações nos últimos dias com o objetivo de planejar as atividades do ano letivo.

O prefeito Edir Havrechaki (PSC) e o vice-prefeito Marcos Levandoski (PT) estiveram presentes nas duas solenidades, bem como a secretária de Educação da Prefeitura de Palmeira, Lídia Mayer de Freitas. Na inauguração do CMEI do Centro, a senadora Gleisi Hoffmann marcou presença e destacou os investimentos feitos pelo governo federal para a construção e equipamento dos dois CMEIs.

Nas duas solenidades, familiares dos homenageados com os nomes dos CMEIs estiveram presentes, destacaram a alegria pela homenagem e também agradeceram a homenagem.

Investimento

A construção e equipamento das duas novas unidades educacionais foram realizados em virtude de parceria entre o governo federal, através do Ministério da Educação, e a Prefeitura de Palmeira. Aproximadamente R$ 3,2 milhões foram investidos nos novos CMEIs, em recursos financeiros do Fundo nacional de Educação (FNDE), Programa de Aceleração do Crescimento fase 2 (PAC 2) e contrapartida da Prefeitura de Palmeira.

Os novos CMEIs têm instalações com arquitetura que privilegia o aproveitamento da luz natural e espaços abertos, ao ar livre e cobertos, para abrigar atividades com as crianças. Além disso, os equipamentos e mobiliário são adaptados para uso pelas crianças, com tamanho e anatomia adequados às necessidades da primeira infância.