Destaques

Notícia publicada sábado 11 junho 2016

Inaugurada ESF no bairro do Rocio para atendimento de saúde a 2.900 pessoas

Gostou, compartilhe

A Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro do Rocio tem estrutura pronta para atender cerca de 2.900 pessoas e foi inaugurada no sábado (11), com a presença de dezenas de moradores da comunidade. Na antiga estrutura, onde funcionava o posto de saúde, o atendimento era limitado e não atendia de forma adequada a demanda dos moradores. Agora, além de médico clínico geral, a unidade vai oferecer atendimento odontológico, coleta de alguns exames e vacinas, serviços prestados por uma equipe de 14 profissionais, com atendimentos de segunda à sexta feira, das 8 horas às 11h30 e das 13 às 17 horas.

Para a construção, a nova unidade recebeu investimento acima de R$ 500 mil reais, em recursos do Ministério da Saúde, Cerca de R$1 milhão foram investidos na aquisição de equipamentos para todas as oito unidades que estão sendo inauguradas no município.

O secretário de Saúde da Prefeitura de Palmeira, Elves Cocheva, destacou a importância de melhorar a cobertura e a qualidade de atendimento da saúde para a população palmeirense, não só no bairro onde a nova ESF foi inaugurada, mas da população de uma forma geral, tanto da cidade quanto do interior. Joelma Santos Mayer, coordenadora de Atenção Primária da Secretaria de Saúde, ressaltou a importância de se cuidar da atenção básica, “que trabalha focada na prevenção das doenças e na qualidade de vida da população”, disse ela.

A enfermeira Angelis Aparecida de Lima, responsável pela ESF, afirmou que “é uma alegria imensa, um grande presente não só para a população, mas para toda equipe que vai desenvolver um trabalho ainda melhor”.

Na oportunidade, além da inauguração da unidade de saúde, a Prefeitura de Palmeira proporcionou aos palmeirenses do bairro um dia diferente, com brinquedos para as crianças, aferição de pressão e recolhimento de lixo eletrônico.

O prefeito Edir Havrechaki destacou também a quadra esportiva entregue aos moradores do bairro e anunciou ainda a construção de um parquinho e uma academia ao ar livre, “para que a população conte com mais essa opção de lazer e bem-estar bem pertinho de casa”.

Homenagem

Antes mesmo de qualquer equipamento de saúde pública no bairro, os moradores do Rocio e os palmeirenses em geral já contavam com a experiência da parteira Petronília Olinda da Silva, que realizava partos tanto na cidade quanto nas comunidades mais afastadas. Conhecida como “Mãe das gestantes”, Petronília, já falecida, ajudou a trazer ao mundo milhares de crianças e foi justamente homenageada, dando o seu nome à unidade inaugurada hoje.

Rosilda da Silva, presente na inauguração relembrou, emocionada, do trabalho humanitário desenvolvido por sua mãe. “Eu era ainda muito pequena, mas lembro muito bem de cada vez que minha mãe saía de casa, debaixo de chuva muitas vezes, para atender mais uma gestante que pedia o auxílio dela, não só em casa, mas também no hospital, junto com o Dr. Tadeu. Ela chegava e contava para mim e minhas irmãs como tinha sido o parto e que, graças a Deus, tudo tinha dado certo”, contou a filha da homenageada.