Geral

Notícia publicada segunda-feira 22 junho 2015

Inverno começa e estação deve ter temperaturas mais baixas que a média

Gostou, compartilhe

O inverno começou às 13h38 de domingo (21), com temperaturas amenas no Paraná. Em Palmeira, o primeiro dia da nova estação teve de mínima de 10ºC e máxima de 22ºC. Segundo o Sistema Meteorológico do Paraná ((Simepar), ao longo da estação, que vai até 23 de setembro, a previsão é de temperaturas ligeiramente mais baixas do que as médias históricas no estado, com ondas de frio passageiras. Há risco de formação de geadas nas regiões mais frias do Paraná.

A ocorrência de chuvas deve permanecer dentro da média histórica. “Julho e agosto costumam ser os meses menos chuvosos”, observa o meteorologista Cezar Duquia, do Simepar. Segundo ele, o fenômeno El Niño já está ativo desde maio, aquecendo a superfície do mar no Oceano Pacífico. Isso significa que no final do inverno há possibilidade de maior ocorrência de chuvas, que deverão ficar acima da média.

No mês de setembro, último do inverno e primeiro da primavera, que começa no dia 23, a previsão indica aumento da nebulosidade, com mais chuvas. As temperaturas devem ficar acima da média histórica.

Noites longas

No hemisfério sul, o inverno é chamado de “inverno austral” e tem início com o solstício de inverno em 21 de junho, terminando com o equinócio de primavera em 23 de setembro. Nesse período, as noites são mais longas do que os dias devido à menor incidência de raios solares nessa parte da Terra.