Geral

Notícia publicada segunda-feira 20 junho 2016

Estação mais fria do ano começa oficialmente nesta segunda-feira

Gostou, compartilhe

A estação mais fria do ano começa oficialmente nesta segunda-feira (20), às 19h34, quando ocorre o solstício de inverno. É quando o Sol atinge o ponto mais distante do equador celeste, que divide a Terra entre dois hemisférios.

Além das temperaturas mais baixas, o inverno tem noites mais longas e dias menores. À medida que a primavera se aproxima, a duração dos dias vai aumentando até que no equinócio, em 22 de setembro, as noites e os dias são do mesmo tamanho.

“O início da estação é marcado pela maior noite e o menor dia do ano. Durante o inverno, nós vamos percebendo que pouco a pouco as noites vão ficando menores e os dias maiores. Para quem gosta de observar o céu, nós vemos Escorpião, que é uma constelação muito visível e fácil de ser reconhecida mesmo nas grandes cidades, durante toda a noite”, afirma a pesquisadora do Observatório Nacional (ON), Josina Nascimento.

O início das estações varia a cada ano. De acordo com a pesquisadora, essa diferença se deve ao movimento de translação da Terra, que dura precisamente 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46,08 segundos.

“Para ajustar o ano civil ao movimento da Terra em torno do Sol é que foi criado o ano bissexto. É por isso que o instante do início de uma estação do ano é bem parecido com o início da mesma estação há quatro ou oito anos. Além disso, de um ano para o outro, há uma diferença de aproximadamente seis horas, tomando-se como início o ano bissexto”, explica.

O início das estações do ano e outros fenômenos astronômicos são encontrados no livro Anuário do Observatório Nacional.