Geral

Notícia publicada terça-feira 22 fevereiro 2011

Janeiro tem saldo positivo de empregos em Palmeira

Gostou, compartilhe

Janeiro apresenta registro positiva na geração de empregos formais

O ano de 2011 começou com saldo positivo na oferta de empregos formais (com carteira assinada) no município de Palmeira. De acordo com informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, no mês de janeiro o saldo de vagas de trabalho abertas foi de 38, fruto de 379 contratações de trabalhadores e 341 demissões pelos diversos setores de empregadores. Vale lembrar que em 2010 o saldo de janeiro foi negativo.

O resultado positivo do primeiro mês do ano foi alavancado pelo setor da agropecuária, que abriu 62 postos de trabalho formal em janeiro. Foram 125 admissões contra 63 demissões. O campeão absoluto de geração de empregos no ano passado, o setor da indústria, aparece em segundo lugar no mês, com saldo positivo de 39 vagas abertas, que são resultantes de 142 contratações e 103 desligamentos de empregados.
Na outra ponta do Caged de janeiro aparecem os setores do comércio e de serviços. O primeiro registrou saldo negativo de 36 vagas fechadas, graças a 105 demissões de trabalhadores e a contratação de 69 empregados. O segundo, com saldo negativo de 22 empregos a menos, registrou 61 demissões e a contratação de 39 trabalhadores no mês. Da mesma forma, os setores da construção civil e da administração pública registraram saldos negativos de postos de trabalho em janeiro.
12 meses
O Caged também revela que no período dos últimos 12 meses, entre fevereiro de 2010 e janeiro deste ano, a evolução do emprego no município de Palmeira está positiva, com 496 postos de trabalho formal abertos. O resultado positivo é fruto de 3.119 contratações e 2.703 demissões registradas durante o período.
O setor da indústria é o que mais gerou empregos nos últimos 12 meses, proporcionando a abertura de 464 vagas de trabalho. Em segundo lugar aparece o setor de serviços, com 133 empregos formais ofertados no período. O maior saldo negativo de empregos no período é do setor do comércio, com 50 vagas a menos.