Geral

Notícia publicada sexta-feira 07 agosto 2015

Lançamento da 8ª Expo Palmeira e projeto Viva o Folclore tem Pão no Bafo como destaque

Gostou, compartilhe

A ser realizada entre os dias 12 e 25 de maio de 2016, a 8ª Expo Palmeira teve seu lançamento oficial realizado na quinta-feira (6), em evento que aconteceu no Clube Palmeirense e reuniu autoridades e convidados. Na mesma ocasião, foi apresentado oficialmente o projeto Viva o Folclore, instituído como parte das ações comemorativa dos 200 anos de Palmeira e que terá recursos financeiros através da Lei Rouanet, para incentivo à cultura. Mas a atração principal foi o pão no bafo, prato da culinária dos alemães do Volga que agora é patrimônio imaterial tombado pelo município de Palmeira.

Segundo o prefeito Edir Havrechaki (PSC), que falou na abertura do evento, a 8ª Expo Palmeira, no ano que vem, deve ser maior e melhor do que a edição deste ano, que aconteceu no último mês de maio e teve a presença de 75 mil pessoas, de acordo com a organização. Ele citou também a realização do 3º Agronegócio Palmeira e Região paralelamente à Expo, como aconteceu este ano. O prefeito destacou o benefício que a Expo proporcionou à Santa Casa de Palmeira, que recebeu repasse financeiro de R$ 102 mil, resultado da arrecadação da venda de ingressos para os shows musicais do evento.

A apresentação do projeto Viva o Folclore teve informações e esclarecimentos sobre como pessoas físicas e jurídicas podem destinar recursos para incentivo a manifestações culturais. Aprovado para ter benefícios através da Lei Rouanet, o projeto pode receber financiamento através de deduções do Imposto de Renda. Empresas com lucro real podem deduzir 4% do valor do imposto a pagar, enquanto pessoas físicas podem deduzir 6% do imposto a pagar. Com o projeto, foi apresentado o selo oficial alusivo aos 200 anos de Palmeira, com atividades até abril de 2019.

Pão no bafo

Prato tradicional da culinária dos imigrantes alemães do Volga, que chegaram à região em 1878, o pão no bafo é agora patrimônio imaterial do município de Palmeira. O prato foi tombado pela Prefeitura após a realização do processo de análise e aprovação da proposta, por uma comissão especial. A presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Palmeira, a historiadora Vera Lúcia de Oliveira Mayer, relatou todo o processo e a oficialização do tombamento aconteceu com a assinatura do prefeito e dos integrantes da comissão do termo no Livro Tombo.

O prato, que leva em sua receita carne de porco, repolho e massa de pão cozida no vapor, teve sua defesa feita pela chef de cozinha Rosane Radecki de Oliveira, do restaurante Girassol, e foi servido aos presentes no evento, acompanhado. A chef tem feito a divulgação do pão no bafo em eventos que participa em todo o Brasil, quando também destaca o nome de Palmeira e, daqui para frente, o prato como patrimônio imaterial do município.

O evento de lançamento da 8ª Expo Palmeira, de apresentação do projeto Viva o Folclore e tombamento do pão no bafo, contou com a apresentação da banda Die Dorfmusikanten, de Witmarsum. Os presentes também puderam saborear o chopp NatBier, que é produzido em Palmeira pelo mestre cervejeiro Heraldo Gillung.