Geral

Notícia publicada segunda-feira 23 novembro 2015

Limpeza do rio Iguaçu retira quase 1 tonelada de lixo em Porto Amazonas

Gostou, compartilhe

Com a participação de 14 embarcações, foi realizada no sábado (21), a ação anual da Limpeza do rio Iguaçu, em um trecho de 11 quilômetros, em Porto Amazonas. Voluntários fizeram a retirada do leito e margens do rio de material inservível. No total, foram retirados quase 1 mil quilos de lixo, na SUS maioria material reciclável, que foi imediatamente encaminhada para a Associação de Recicladores de Porto Amazonas (ARPA) fazer a destinação adequada desses rejeitos.

A limpeza faz parte das ações da Prefeitura de Porto Amazonas, com apoio de entidade da sociedade civil e voluntários, em comemoração ao Dia do Rio Iguaçu, que é celebrado em 17 de novembro, e ao dia do Rio, celebrado em 24 de novembro.

A atividade contou com a presença do Corpo de Bombeiros de Palmeira, Prefeitura Municipal, Grupo Ambientalista Rio Iguaçu (GARI), ARPA e voluntários, que foram fundamentais para garantir o êxito da ação. Ao final do trabalho de limpeza, foi realizada uma confraternização com os participantes.

Para Porto Amazonas, é considerada muito importante essa ação de retirar o lixo jogado no rio Iguaçu, mesmo trabalhando com a conscientização da população local em conservar o nosso rio. Com isso, outros municípios que são cortados pelo rio podem ver e sentir a responsabilidade pela preservação conjunta do Iguaçu, um dos maiores e mais importantes rios do Paraná.

O evento de limpeza do rio vem sendo regularmente realizado e nesta edição a quantia de lixo coletado aumentou. A explicação dada para isso é que as recentes chuvas fazem com que o lixo jogado em encostas ou preso em árvores desça para o leito do rio e siga até ficar retido em galhos e na vegetação das margens.

Revitalização

Este ano de 2015 está sendo importante para o rio Iguaçu, pois o governo do Estado já demonstrou a intenção de revitalizar o rio, e está buscando ajuda para a realização de um projeto de revitalização. No encontro realizado no Canal da Música, em Curitiba, na última terça feira (17), com a presença de secretários estaduais, presidentes de empresas publicas, representantes de diversos segmentos, o governador Beto Richa afirmou que “com a crise hídrica que o país atravessa e as mudanças climáticas, a revitalização do Iguaçu desponta como ação prioritária do Estado, seja para o abastecimento de água, seja para a preservação do ambiente”.

O projeto de Revitalização do Rio Iguaçu reúne a Sanepar, Copel, secretarias de estado, além dos 104 municípios abrangidos pela bacia. Estão previstas ações integradas e obras de infraestrutura para melhorar as condições de tratamento de esgoto sanitário e de resíduos sólidos e a recomposição de mata ciliar do rio Iguaçu.

Também serão envolvidos universidades, organizações não governamentais, ambientalistas e setores usuários de recursos hídricos como indústria e agricultura.