Geral

Notícia publicada quinta-feira 07 setembro 2017

Luiz Gastão Gumy comemora o aniversário de seu programa

Gostou, compartilhe

O Programa “Túnel Musical do Tempo” que homenageia a “Jovem Guarda” e que vai ao “ar” todos os sábados pela Rádio Cruzeiro do Sul FM e que é apresentado pelo músico, escritor e agora também radialista Luiz Gastão Gumy está comemorando 10 anos.

Gastão, como é conhecido por todos em Palmeira, lembra que a Rádio Cruzeiro do Sul FM iniciou suas atividades no dia 1º de julho de 2007, e apenas dois depois ele foi convidado pelo diretor da rádio João Alberto Ferreira da Costa “Gaiola”, para ele fazer um programa que fizesse homenagem à Jovem Guarda, pois ele sabia que Luiz Gastão tinha em sua coleção de discos ne afins, um grande acervo de músicas da que marcou a história do Brasil.

Mesmo não tendo nenhuma afinidade com o rádio ele aceitou o desafio, e no dia 8 de setembro de 2007 foi ao “ar” seu primeiro programa com título “Túnel musical do tempo”. Gastão fala de seu nervosismo e emoção de homenagear a Jovem Guarda, e que a sonoplastia foi feita por um jovem da vizinha cidade de Ponta Grossa, Thiago Franco de Souza, que fazia um programa na emissora e ficou por muito tempo até se desligar da rádio, e após muitos outros sonoplastas o ajudaram a levar ao “ar” o programa que fazia aumentar audiência rádio aos sábados à tarde.

Luiz Gastão recorda que antes de ir “ar” o seu primeiro programa ele foi até Ponta Grossa na Rádio Clube Pontagrossense AM, onde também tinha um programa que era apresentado por aquele viraria seu amigo e maior incentivador no rádio, o locutor Edson Ribeiro que se desatava com o programa “Parada Passada” que era líder em audiência na cidade e região, que era levado ao “ar” todos os domingos às 10 horas da manhã. “Eu fui convidado por ele para dar uma entrevista no programa, ele também me passou muitos detalhes de como fazer as para coisas para darem certo na minha caminhada. Ele também me deu muito incentivo, me passou confiança e me deu muita coragem”.

Chegando aos dez anos do programa “Túnel Musical do Tempo”, e líder de audiência a partir das 13h30 das tardes de sábado, eu dedico a ele como uma homenagem ao amigo Edson Ribeiro que faleceu em 15 de abril do ano passado. Também tenho que agradecer aos meus ouvintes que são a razão do meu trabalho, pois eu tento sempre fazer o meu melhor, levando música de qualidade, e eu faço tudo com muito carinho.

Naquele estúdio, sozinho, às vezes eu chego a chorar, rir, sinto muita saudade, pois a cada música uma revelação do meu passado, e eu penso que estou estendendo a todos os ouvintes. Neste horário eu mexo com a sensibilidade do meu ouvinte, levando ele novamente a um passado que foi somente dele, ele curtiu aquele momento, aquela música numa certa hora e num certo, fazendo com que ele se transporte para lugares que ele era feliz e não sabia ou, ou quem sabe até sabia.

Gastão lembra-se de muitas histórias de seu programa, mas uma delas lhe chamou a atenção, a de ouvinte dizendo “Cara, você mexeu com a minha sensibilidade, eu me separei há algum tempo, e esta era a nossa música, dançamos vária vezes, nós éramos felizes mas o destino quis assim e nos separamos. Mas, depois desta música a saudade bateu e eu acho que vou voltar a procurá-la, eu não posso mais continuar vivendo na solidão”.

Quero aproveitar para agradecer aos diretores da emissora por me darem a oportunidade que levar ao “ar” o meu programa, e principalmente aos ouvintes que nestes dez anos coroaram o programa com sua audiência.