Geral

Notícia publicada segunda-feira 30 maio 2016

Maternidade do HU dos Campos Gerais recebe 32 leitos e mais melhorias

Gostou, compartilhe

Foi entregue na manhã desta segunda-feira (30) a maternidade do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais, localizado em Ponta Grossa e que é vinculado à Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). São 32 leitos, centro obstétrico e consultório de pronto-atendimento especializado, o que garante melhor condição às gestantes e bebês da região e fortalece o atendimento pela Rede Mãe Paranaense, do Governo do Estado.

O governador Beto Richa afirmou que a inauguração da ala e do serviço de maternidade têm um significado importante, pois era uma demanda de muitos anos de Ponta Grossa e dos Campos Gerais. “O Governo do Estado trabalhou para garantir essa conquista, que hoje se torna uma realidade”, disse ele. “O Estado tem investido de forma continuada e sistemática para garantir um atendimento médico mais humano, qualificado e amplo, à altura da necessidade da região”, afirmou.

A construção da maternidade e a entrega dos novos leitos de UTI pediátrica e neonatal (ampliando de oito para 13 leitos) receberam investimento de R$ 1 milhão, com recursos do governo estadual. “Essas novas estruturas são um compromisso do Governo do Estado com a saúde da população dos Campos Gerais, para um atendimento mais adequado a partir de agora”, afirmou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes.

O secretário enfatizou que a maternidade irá ajudar na formação dos alunos de medicina e enfermagem da Universidade Estadual de Ponta Grossa. “Com essa estrutura, teremos mais qualidade e atenção na formação dos alunos das áreas de saúde”, disse ele.

Nos últimos anos, o HU ganhou leitos de UTI, centro de diagnóstico, salas cirúrgicas, ambulatórios e uma série de equipamentos de ultima geração para melhorar a qualidade do atendimento aos pacientes. “Com isso, podemos finalmente assegurar que o HU de fato se tornou um hospital regional”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto.

Atendimento

Para a maternidade do HU dos Campos Gerais foram contratados médicos obstetras, pediatras, anestesista, enfermeiros e técnicos de enfermagem. O secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, explicou que a maternidade tem condições de realizar 200 partos e 100 cirurgias ginecológicas por mês.

“Uma estrutura que diminuirá a mortalidade materna e infantil em toda a região dos Campos Gerais”, afirmou ele. Outro diferencial do Hospital Universitário dos Campos Gerais é que ele possui leitos de Unidade Terapia Intensiva (UTI) adulto e neonatal. Com isso, gestantes e recém-nascidos que tiverem alguma complicação no parto podem ser transferidos imediatamente para esta ala de maior complexidade.

Mais leitos

Com a maternidade, o Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais aumenta de 132 para 164 o número de leitos. Em 2015 o hospital fez 22 mil atendimentos ambulatoriais, 2 mil cirurgias e 14 mil exames. No ambulatório de gestação de alto risco, foram atendidas no ano passado mais de 2 mil gestantes.

Inaugurado em março de 2010, o HU passou para a gestão da Universidade Estadual de Ponta Grossa em outubro de 2013. O hospital foi reestruturado, recebeu equipamentos de alta tecnologia e profissionais.

Em 2013, O HU recebeu uma UTI móvel e, no ano passado começaram a funcionar a ressonância magnética, um investimento de R$ 2,7 milhões, e o laboratório de análises clínicas. Neste ano foi inaugurada nova ala de UTI pediátrica e neonatal, ampliando de oito para 13 leitos.