Geral

Notícia publicada quarta-feira 17 fevereiro 2016

Remédios básicos disponibilizados na rede Farmácia Popular

Gostou, compartilhe

Buscando melhorar a distribuição de medicamentos na farmácia básica municipal, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Palmeira passou a economizar mais de R$ 24 mil trimestralmente deixando de adquirir medicamentos que passaram a ser disponibilizados gratuitamente em farmácias da cidade, cadastradas no programa Farmácia Popular. O dinheiro economizado será utilizado para garantir uma quantidade maior dos demais remédios.

Conforme dados da Secretaria, não serão mais distribuídos nos postos de saúde municipais os seguintes medicamentos: beclometasona e salbutamol (asma); metformina e glibenclamida (diabetes); e atenolol, captopril, propranolol, hidroclorotiazida, losartana e enalapril (hipertensão). Porém, estão disponíveis em farmácias cadastradas no programa Farmácia Popular.

De acordo com a farmacêutica Bruna Venc, para o paciente retirar a medicação nessas farmácias é preciso levar a receita médica, um documento com foto e CPF. “Em casos de pacientes acamados deve ser feita uma procuração”, informou a farmacêutica.

O secretário de saúde e vice-prefeito, Marcos Levandoski, destaca que o benefício final sempre é para a população, pois “com essa economia vamos poder ampliar a quantidade de remédios disponíveis na farmácia básica municipal, evitando a falta de medicamentos e otimizando a distribuição”, explicou.