Geral

Notícia publicada quarta-feira 28 janeiro 2015

Memorial da Colônia Cecília deve ser inaugurado no mês de abril

Gostou, compartilhe

Após 122 anos da extinção da Colônia Cecília, localizada em Santa Barbara no interior de Palmeira, o local finalmente ganhou um memorial para lembrar onde um grupo de libertários mobilizados pelo jornalista e agrônomo italiano, Giovanni Rossi, ergueram a bandeira rubro e negra, símbolo mundial do anarquismo. A Colônia foi a única comuna experimental baseada em premissas anarquistas de toda a América Latina.

“Nosso propósito não é a experimentação utopística de um ideal, mas o estudo experimental – e o quanto possível rigorosamente científico – das atitudes humanas em relação a um determinado problema”, dizia Rossi, idealizador da experiência.

Visto de cima, o memorial tem formato de um “A”, o símbolo mundial do anarquismo. O local também conta com oito totens que resumem, através de mosaicos, a trajetória dos três anos da Colônia antes de sua extinção. O local também abriga uma pequena casa construída em madeira, reconstituindo os padrões da época, onde serão vendidos livros e suvenires após sua inauguração.

Segundo Jaudeth Ramos Hajar, Secretário de Indústria, Comércio e Turismo, a obra já está concluída, porém sua inauguração só acontecerá dentro de dois meses. “Pretendemos inaugurar o memorial em abril para coincidir com o aniversário do município e a semana da Colônia Cecília, instituída por lei municipal”, esclareceu o secretário.

São inúmeros turistas e pesquisadores que chegam a Palmeira para saber e conhecer mais sobre o anarquismo. Evaldo Agottani, descendente dos italianos anarquistas e doador do terreno para construção do memorial e produtor de vinho, aposta no empreendimento para aquecer o turismo rural na região e a venda de seus produtos feitos com a uva trazida por seus ancestrais. “Para os anarquistas, o vinho não era profissão, era amor”, finaliza.