Geral

Notícia publicada terça-feira 07 março 2017

Ministério da Saúde oficializa parceria na produção de medicamentos

Gostou, compartilhe

O Instituto Tecnológico do Paraná (Tecpar) é uma das três instituições brasileiras que irão desenvolver medicamentos monoclonais e insumos biológicos para o Sistema Único de Saúde (SUS). Na segunda-feira (6), a governadora em exercício Cida Borghetti participou da solenidade de oficialização, pelo Ministério da Saúde, da lista dos insumos que serão produzidos pelo Tecpar, que ficará responsável por quatro medicamentos utilizados no tratamento de artrite, câncer e doenças autoimunes. Na mesma ocasião, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, assinou o contrato de aquisição de 30 milhões de doses da vacina antirrábica produzida pelo instituto.

Produção

A governadora em exercício explicou que a produção dos insumos será concentrada no Parque Biotecnológico do Tecpar em Maringá, na região Noroeste, localizado em uma área transferida pela prefeitura no bairro Borba Gato. “O mais importante é que, além de ajudar a movimentar economia do Estado, esses medicamentos atenderão as pessoas que mais precisam, que sofrem com doenças autoimunes, câncer e artrite e muitas vezes não têm acesso a esse tratamento”, afirmou Cida Borghetti. “São medicamentos muito caros, que passam a ser produzidos pelo Tecpar para serem distribuídos pelo SUS”, ressaltou.
Estratégicos

A lista de medicamentos distribui entre o Tecpar, a Fiocruz/Biomanguinhos (RJ) e o Instituto Butantan (SP) a elaboração de produtos biológicos estratégicos para o SUS, que até então eram importados. As três instituições farão a produção de 26 biofármacos, por meio de Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDP). A nova distribuição das PDPs, que prevê transferência de tecnologia entre laboratórios públicos e privados, foi lançada no ano passado pelo Ministério da Saúde.

Investimentos

A expectativa do Ministério da Saúde é que, com os projetos, haja um investimento privado de R$ 6,4 bilhões, a construção de pelo menos três novas fábricas, geração de mais de 7,4 mil vagas de empregos qualificados, além do envolvimento de cerca de 450 doutores especializados em pesquisas para auxiliar o desenvolvimento de medicamentos e produtos para a saúde.

Foto: Jaelson Lucas / ANPR