Geral

Notícia publicada sexta-feira 31 julho 2015

Missa Solene marca reabertura do presbitério da Igreja Matriz de Palmeira

Gostou, compartilhe

Como forma de comemorar a chegada do primeiro pároco a Palmeira, entre os dias 10 e 12 de agosto, a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição e o Instituto Histórico e Geográfico de Palmeira (IHGP) realizam eventos alusivos aos 197 anos do ocorrido em 1818, além de promover a reabertura do presbitério e benção do altar restaurado da Igreja Matriz, terceira etapa do restauro interno do templo, que passa por processo de restauração da pintura das paredes e forro.

No dia 10, às 19h30, na Igreja Matriz, a presidente do IHGP, Vera Lúcia de Oliveira Mayer, profere palestra sobre “A Edificação da Igreja Matriz”. Em seguida, o restaurador Gilberto Alberton Benvenutti fala sobre “Restauração: caminho de reintegração da identidade da comunidade”.

No dia 11, dando continuidade à programação, o pároco de Palmeira, padre Osni Pavão dos Anjos, faz palestra sobre “Espaço sagrado: o que celebramos; onde celebramos; por que celebramos?”. Na sequência, Vagner Hass profere palestra sobre “Nato da litrugia”.

No dia 12, às 19h30, será celebrada missa solene com rito em latim pelo pároco de Palmeira, com participação especial do Coral da Cidade de Ponta Grossa, Honorifica Ordem da Freguesia Nova de Nossa Senhora da Conceição, Apostolado da Oração e Legião de Maria.

Primeiro pároco

O primeiro pároco de Palmeira foi o padre Antônio Duarte dos Passos, que deixou a capela da localidade do Tamanduá para se instalar na Freguesia Nova de Nossa Senhora da Conceição de Palmeira, onde chegou em 12 de agosto de 1818. No povoado, recebeu em doação, no dia 7 de abril de 1819, a área onde foi construída a igreja, dando início à história de povoação e formação da hoje cidade de Palmeira.