Geral

Notícia publicada sexta-feira 04 setembro 2015

Moradores de Santa Bárbara de Baixo não querem alteração de nome

Gostou, compartilhe

Após reunião com moradores da localidade de Santa Bárbara de Baixo e da região, realizada na quarta-feira (2), a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo optou por não realizar a mudança de nome planejada para a localidade rural de Palmeira. Os moradores reagiram contra a mudança e manifestaram-se, através de abaixo-assinado, pela manutenção do nome.

A alteração do nome do lugar estava em pauta desde agosto e, de acordo com o projeto de lei que seria encaminhado à Câmara Municipal, a localidade de Santa Bárbara de Baixo passaria a ser chamada Colônia Cecília, em homenagem à comunidade experimental anarquista protagonizada por imigrantes italianos entre 1890 e 1894.

O projeto seria protocolado na Câmara ainda no mês de setembro, mas devido ao resultado final das reuniões com os moradores locais, a ideia foi cancelada.

O secretário de Indústria, Comércio e Turismo da Prefeitura de Palmeira, Inácio Budziak, disse que um estudo mais aprofundado nas questões burocráticas ajudou a secretaria a tomar a decisão correta. “Em nossa última reunião conversamos com mais de 40 membros das localidades e ficou claro que uma parcela da população não quer a mudança. Além disso, um estudo mais detalhado realizado por nossa equipe mostrou que, alterando o nome da localidade outras questões viriam à tona, como a necessidade de alterações em escrituras de terrenos locais e mudanças de nomes em contas de luz, água e necessidades gerais de endereços”, comentou o secretário.

A intenção da Prefeitura de Palmeira com a alteração do nome era transformar o local em um polo de visitação turística, a exemplo do que acontece com Witmarsum. Além de valorizar a história da única comuna experimental baseada em premissas anarquistas de toda a América Latina, a mudança aumentaria a procura por parte de grupos de turistas, pesquisadores e excursionistas.