Geral

Notícia publicada sexta-feira 20 fevereiro 2015

Moradores “plantam” bananeiras em protesto contra buracos em estrada

Gostou, compartilhe

O protesto se deu em tom de brincadeira, mas o problema é sério na estrada que liga a BR 277 à BR 376, passando pela localidade de Quero-Quero e também fazendo a ligação com duas indústrias instaladas na região: Huhtamaki e Climapel. Moradores da localidade “plantaram” bananeiras em alguns buracos na estrada, como forma de chamar a atenção para o problema que são obrigados a enfrentar todos os dias.

O trecho da estrada entre a BR 277 e Quero-Quero foi pavimentado com asfalto em meados dos anos 1980, com recursos do governo do Estado. Depois, o restante da via também recebeu pavimentação, concluída em 2011, igualmente com recursos estaduais. Porém, a estrada é municipal e a responsabilidade pela conservação é da Prefeitura de Palmeira. No entanto, muito pouco é feito para deixar a estrada em condições adequadas.

Quando agiu, como em 2009, a Prefeitura providenciou a retirada de parte da pavimentação asfáltica, em vez de fazer um tapa-buracos. As condições neste trecho sem asfalto somente pioraram, segundo relatam moradores e usuários, tanto quanto nos trechos asfaltados, que também apresentam grande quantidade de buracos.

Enquanto moradores e usuários reclamam e protestam, a ação política que vem sendo tentada é a estadualização da estrada. Isto significa que o Estado assumiria a estrada e a responsabilidade pela sua conservação, mas algumas tentativas feitas restaram infrutíferas, com negativa do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) de assumir tal compromisso.